A Escola Ciranda da Vida – Pedagogia Hospitalar –, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes lançou nessa quinta-feira (28/5), a Campanha de Combate ao Fumo para pais e acompanhantes da Pediatria. As ações envolvem a produção de cartazes educativos, atividades lúdicas e momentos de sensibilização e conscientização.

Neste sábado (30), às 16 horas, haverá uma representação teatral no espaço da Escola Ciranda da Vida, sob o tema “Família e os Males do Tabagismo”. A encenação será apresentada pelos voluntários do “Projeto Sorriso” e da Associação Show da Vida, com destaque para questões cotidianas e o tabagismo. A peça será interativa com o público, com alusão aos efetivos do cigarro. Haverá, ainda, canções interpretadas ao vivo como o “Rap Music da Família” e “Eu Não Sou Chaminé”.

“A ideia da promoção é fazer com que as pessoas respeitem os limites de convivência, mas que consigam excluir o vício de suas vidas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. São 200 mil mortes por ano no Brasil. Nosso foco é ajudar a quem precisa”, explica a pedagoga Vilma Oneide Dias, coordenadora do projeto Escola Ciranda da Vida – Pedagogia Hospitalar.

Somente na fumaça expelida pelo cigarro, por exemplo, são encontradas mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas. O tabagismo pode desencadear cerca de 50 problemas de saúde. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas.

PASSIVOS – Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia. Além disso, bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou então apresentarem baixo peso após o nascimento.

CONHECENDO A ESCOLA CIRANDA DA VIDA

A Escola do HUCF oferece atendimento escolar, emocional e humanístico para as crianças internadas na Pediatria do Hospital Universitário. O principal objetivo é garantir que, mesmo internadas, as crianças permaneçam estudando, dando continuidade ao processo de aprendizagem como forma de evitar a evasão escolar.

Escolafachada destaqueEm 2014, foram realizados 850 atendimentos, completando 12 mil crianças assistidas em 10 anos. O superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, enaltece o importante papel da Escola, que tem como intuito amenizar os longos períodos de permanência das crianças no hospital.

“Temos a preocupação de fazer o acompanhamento escolar para as crianças que já frequentam a escola regular. Criamos atividades lúdicas e educativas para as crianças, com atividades da brinquedoteca. Promovemos, ainda, oficinas de arteterapia para acompanhantes e crianças maiores”, afirma o superintendente.

Ao longo do ano, são desenvolvidos também diversos projetos e atividades voltadas para as crianças, seus pais e acompanhantes. A pedagoga Vilma Dias explica que a ação permanente também contempla palestras educativas, realizadas em parceria de outras instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Controle de Zoonoses, Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) e Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, entre outros.

“Considerando as peculiaridades da Escola Ciranda da Vida, sobretudo as questões da multisseriação, da itinerância e das dificuldades da escolarização da nossa demanda, elegemos 10 temas transversais que contemplam as questões da educação e da saúde. Além disso, trabalhamos com o calendário sociocultural, com abordagem de todas as datas comemorativas significativas para os nossos assistidos”, destaca a coordenadora.