Uma equipe de três professores e 12 estagiários do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) prestará atendimento gratuito aos moradores da Vila Anália, em Montes Claros, no próximo domingo. Eles integram o Programa Serviço de Assistência Jurídica Itinerante – SAJ Itinerante/Unimontes – e participarão das ações do Dia V (Dia do Voluntariado).

Com o lema “Quem faz é você”, o Dia V é um evento promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG/Norte), que possibilita o atendimento à população de baixa renda com diversas ações solidárias e assistenciais. Na edição 2013, a iniciativa completa 10 anos, com a previsão de atender cerca de 3 mil pessoas.

Além da Unimontes, o Dia do Voluntariado conta com a participação de parceiros como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeitura de Montes Claros, Fundação Educacional Montes Claros (Femc), faculdades particulares e indústrias da cidade, entre as quais Cimento Lafarge, Coteminas e Vallée.

O atendimento pela equipe do SAJ Itinerante na Vila Anália (região Sudeste da cidade) será realizado a partir das 8 horas, no Centro de Convívio Curumim. Conforme a professora Ionete Magalhães Souza, uma das coordenadoras do programa, os estudantes do curso de Direito vão atuar na orientação jurídica aos moradores, principalmente nas áreas do Direito da Família e do Direito Previdenciário. Também estão previstas palestras sobre o exercício da cidadania e o acesso à Justiça.

Ainda durante o Dia V, a comunidade da Vila Anália terá acesso a outros serviços como aferição de pressão, testes de glicemia, informações sobre doação de sangue, oficinas de arte, corte de cabelo e atividades artísticas, além de palestras educativas.