De malas prontas e com muitas expectativas na bagagem. A equipe da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), formada por acadêmicos dos cursos de Engenharia de Sistemas e de Sistemas de Informação, está com viagem marcada para a cidade de Londrina-PR, em novembro próximo (dias 9 e 10), como a classificada na eliminatória do Norte de Minas para a etapa nacional da XVII Maratona de Programação, que reunirá outros 49 participantes de universidades, faculdades e institutos de ensino superior do País.

O time “Thundercats”, nome escolhido a partir de um desenho animado, venceu a etapa regional da Maratona, realizada no último dia 15, no campus-sede da Unimontes. A competição mobilizou 16 equipes de cinco instituições: Faculdades Santo Agostinho, Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit), Faculdade de Computação (Facomp) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – convidada –, além da Unimontes, cuja equipe, na somatória dos tempos, resolveu quatro problemas mais rápido que os concorrentes.

MISSíO CUMPRIDA – Na avaliação do representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Renato Afonso Cota Silva, a competição mais uma vez cumpriu a sua missão ao revelar novos talentos no âmbito da programação. Ele chama a atenção para o que acontecerá a partir de agora. “Temos ótimos alunos. O caminho agora é treinar ainda mais, concentrar para alcançar a projeção nacional que a fase final nos oferece”, explica Cota, que também é professor da Unimontes.

A primeira meta dos “Thundercats” é estar entre os 10 primeiros lugares na final brasileira. Integrante da equipe campeã regional, o acadêmico Lucas Almeida lembra que a disputa da eliminatória foi equilibrada. “Saímos atrás no primeiro problema, ficamos nervosos e a equipe quase se desestruturou”, explica o acadêmico. O segredo para reverter o quadro e vencer, segundo ele, foi o “trabalho em cooperação”.

“Vamos para a fase nacional com o anseio de ultrapassar nossas antigas marcas, independentemente da colocação. A preparação é diária: treinamos habilidades de raciocínio lógico e leitura”, explica Lucas, que se diz entusiasmado com a possibilidade de representar Montes Claros no evento nacional, em especial pelo fato de a Unimontes comemorar o seu cinquentenário neste ano.

O professor Renato Cota explica que a etapa brasileira da Maratona apresenta um nível de dificuldade muito mais elevado, que exigirá melhor preparo e novas habilidades de cada integrante. A eliminatória local terminou dessa forma: 1º) Thundercats, com quatro problemas resolvidos, 2º) GEAED/Unimontes, com dois problemas resolvidos; e 3º) Facit 1, também com dois problemas solucionados.