A atuação da equipe da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participante do Projeto VUEI – Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), foi agraciada em primeiro lugar em premiação no âmbito da iniciativa. Recebeu ainda duas premiações: menção honrosa professor e menção honrosa aluno. A equipe da Unimontes conquistou o primeiro lugar na categoria “Nascente”.

O Projeto VUEI buscou estimular, fortalecer o empreendedorismo e a competitividade em universidades públicas e privadas em todo o estado de Minas Gerais, contanto com 22 times participantes. Um deles foi a equipe da Unimontes. Iniciado em setembro de 2020, o VUEI teve sua primeira etapa encerrada no dia 14 de julho, durante a Semana Mineira de Educação Empreendedora, considerada o “Oscar mineiro de empreendedorismo e inovação universitário.

O time da Unimontes, VUEI-Montes, além da professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, teve como componentes os professores Sidinéia Maria de Souza, Igor Veloso Colares Batista, Nayana Rosa Freire e João Carneiro Neto, e os acadêmicos Gilvan Jesus de Souza, Guilherme Dias, Ana Caroline Caires Pinheiro, Gabriela Cristina Alves Figueiredo, Sabrina Vieira e Henrique Oliva.

A menção honrosa professor foi conferida à professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, coordenadora de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e diretora executiva da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes), além docente do departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDE). A “menção honrosa aluno” foi conquistada por Gilvan de Jesus Souza, matriculado no 8º período do curso de Economia da Unimontes.

Ao longo desses 10 meses, o Vuei-Montes desenvolveu várias ações e iniciativas, visando novas ideias, negócios e capacidades empreendedoras por parte dos acadêmicos e professores, por meio da conexão entre universidades e o setor privado.

São exemplos dessas iniciativas: palestras com empreendedores locais, egressos da Unimontes que empreenderam e empresas de renome nacional; cursos sobre programação; apoio a estruturação de empresas juniores; apoio a institucionalização de projetos da própria universidade; ações voltadas a públicos específicos, como alunos de ensino médio de escola pública de Janaúba e Montes Claros e grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A equipe procurou trabalhar com atores do ecossistema local de inovação (Norte Valley): apoiando o planejamento do ecossistema do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG e na realização do edital de seleção de projetos inovadores de discentes e docentes de instituições de ensino do Norte de Minas, chamado de Desafio VUEI Norte de Minas. A ação foi realizada em conjunto com o Centro Universitário Funorte, que também participou do projeto VUEI, conquistando o terceiro lugar na categoria “Potencial”. No total foram: 16 lives, 19 convidados para palestras de todo o país, com mais 1.500 visualizações no canal do Youtube da Inemontes Unimontes.

“O objetivo de todas as ações foi informar sobre a realidade vivida pelo empreendedor, educar as pessoas sobre o tema empreendedorismo e inovação, despertar a comunidade local sobre a importância de inovar e empreender para solucionar problemas econômicos, sociais e ambientais e, em última instância, promover o crescimento e desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da região Norte de Minas”, comemora a professora Sara Gonçalves Antunes.

A maioria das atividades foi transmitida pela internet e está disponível no canal Inemontes no YouTube. Os materiais, além de compor o ebook de boas práticas do Vuei, deverão ser replicadas por outras universidades. Como resultado da premiação, os integrantes da equipe da Unimontes terão uma imersão online junto à gestão das empresas Arcelor Mittal e Lafaete.

“Os alunos poderão aprender sobre a gestão dessas empresas. Isso é excelente para a formação e currículo deles. São grandes empresas, de renome nacional e internacional”, avalia a professora Sara Antunes.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”