Os acadêmicos dos cursos das áreas de ciências agrárias, oferecidos no campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em Janaúba tiveram uma melhoria das aulas práticas neste segundo semestre, especialmente, em relação ao preparo de solo e alimentação animal. A otimização das atividades foi possibilitada graças à doação de equipamentos feita pela Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A doação dos equipamentos para fazenda experimental do Campus da Unimontes em Janaúba,, no valor total de R$ 61,8 mil, foi efetivada pela Codevasf no final do primeiro semestre de 2023, contando com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

Foram repassadas uma roçadeira, uma grade aradora e uma ensiladeira. O maquinário foi destinado para as atividades práticas dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia (graduação), Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Técnico em Fruticultura e o curso Técnico em Zootecnia.
“A Codevasf é uma parceira de anos da Unimontes, propiciando doações de implementos que contribui às atividades agropecuária do Campus de Janaúba, principalmente na fazenda experimental que atende aos projetos de extensão, ensino e pesquisa. Agradecemos a gestão superior pela intermediação e conquista dessas demandas”, destacou o professor José Augusto dos Santos Neto, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Unimontes.
A doação dos equipamentos agrícolas foi oficializado em reunião entre o superintendente regional da Codevasf, Marco Antônio Graça Câmara; e o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha. O encontro aconteceu na sede regional da companhia em Montes Claros.
“A parceria com a Codevasf é de suma importância para Montes Claros e região. Os equipamentos doados vão proporcionar melhorias nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas ciências agrárias”, ressaltou o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha.

Campus Unimontes Janaúba
O Campus da Unimontes Janaúba ocupa uma área de 13,8 hectares. A estrutura compreende os setores administrativos, laboratórios, 17 salas de aula, auditório, biblioteca, Gabinete individual para professor e três Estufas de ambiente controlado, entre outras instalações, além de viveiros para produção de mudas. O setor administrativo abriga as coordenações dos cursos graduação e de pós-graduação. A fazenda experimental do campus está localizada a 15 quilômetros do Centro de Janaúba.

O coordenador adjunto da Fazenda Experimental em Janaúba, Cláudio Eduardo Silva Freitas acrescentou que “a utilização dos implementos agrícolas na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) permitirá a condução de pesquisas e ensino em agricultura, melhorando técnicas de cultivo, aumentando a produtividade e promovendo a sustentabilidade agrícola, e terá um impacto positivo e significativo na pesquisa, ensino e extensão.”

Relacionadas

Doutorandas e mestranda do PPGCS/Unimontes têm artigo premiado em 1º lugar no XXIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
Inscrições abertas para orientadores de Iniciação Científica, via Proinic/Bic-Júnior – são 120 bolsas para a Unimontes
Unimontes oferece 180 bolsas de Iniciação Científica no BIC/Uni e 300 vagas no ICV – Inscrições até 30 de outubro
Proinic/Pibic disponibiliza para Unimontes 160 bolsas. Inscrições seguem até 30 de outubro
FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Unimontes e UEMG
Liga Acadêmica de Direito da Unimontes comemora os 37 anos da Constituição Federal de 1988