O Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) definiu para o ano de 2022 o tema “Equidade já”, cujo objetivo é uma chamada para que a sociedade coloque em prática as ações efetivas necessárias para combater as desigualdades, e assim, ajudar acabar com a Aids.

Ainda segundo a UNAIDS, as desigualdades que perpetuam a pandemia de Aids não são inevitáveis, mas, podem ser enfrentadas dando continuidade ao progresso para acabar com a doença.

Dia Mundial da Aids 2021 foto: Wesley Gonçalves

No Dia Mundial da Aids, o Hospital Universitário Clemente de Faria, HUCF/Unimontes, em parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores de Aids (GRAPPA) e o Movimento LGBTQ+ dos Gerais (MGG), irão realizar uma blitz educativa, que chama a atenção justamente para as desigualdades e o preconceito ainda existentes quando o assunto é o HIV/AIDS.

A Blitz Educativa conta com o apoio da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTRANS) e ocorrerá nesta quinta-feira (1º), de 7h30min às 10h, em frente ao HUCF, localizado à Avenida Cula Mangabeira, 562, bairro Santo Expedito.

Durante a ação de conscientização, serão distribuídos kits de prevenção e panfletos educativos aos motoristas, motociclistas e pedestres que passarem em frente ao HUCF.

“É preciso despertar nas pessoas, os cuidados e chamar a atenção para a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), entre elas o HIV/Aids. Temos que combater as desigualdades sociais, as desigualdades de informações, e, por consequência, o preconceito existente dentro da sociedade”, afirma Maurina Carvalho, presidente do GRAPPA.

Mais uma vez, o HUCF abraçou o “Dezembro Vermelho”, mês dedicado a esclarecer toda a comunidade sobre a importância da prevenção às IST’s, alertar para os cuidados necessários e chamar a atenção para os números de pessoas infectadas HIV/Aids e outras doenças infectocontagiosas.

“Somos referência em atendimento às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, dentre elas, a Aids, e não podemos deixar de contribuir e participar com as ações propostas por parceiros tão importantes nessa luta como o GRAPPA”, ressalta a Superintendente do HUCF Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes.

Referência

O Hospital da Unimontes é referência no atendimento às Infecções Sexualmente Transmissíveis em Montes Claros e região. Os dados analíticos por Classificação Internacional de Doenças (CID) do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HUCF (NUVEH) apontaram 69 novos casos de HIV em 2021.

Entre janeiro e outubro deste ano foram 65 novo casos. No mesmo período do ano passado foram 62. Crescimento de 4,8% no mesmo período.

Com relação ao número de pacientes já notificados em 2021, o NUVEH apresentou 32 assistidos. Este ano, foram 33 até outubro. No total, entre pacientes já notificados e novos notificados, o HUCF registrou 101 no ano passado e 98 este ano.

GRAPPA

Em dezembro, o GRAPPA completará 30 anos de fundação com um histórico de mais de duas mil pessoas assistidas em todo o Norte de Minas. Embora o trabalho demonstre a qualidade na assistência, os números ainda preocupam. É o que revela levantamento feito pelo Grupo.

Até novembro deste ano, o GRAPPA registrou 22 novos casos de HIV/Aids. A prevalência é de indivíduos do sexo masculino (14) e 8 mulheres. Em todo o ano de 2021, o Grappa registrou 28 novos casos de HIV/Aids. Sendo 14 entre os homens e 13 entre as mulheres.

MGG

O MGG foi fundado há 18 anos com um histórico de defesa da liberdade da orientação sexual, da promoção da cidadania da população LGBTQ+ e dos Direitos Humanos.   José Cândido De Souza Filho, popularmente conhecido como Candinho, ressalta a importância da parceria entre o MGG, o GRAPPA e o HUCF. “A parceria com essas instituições para as ações do Dezembro Vermelho é muito importante na luta e combate às IST’s, pois estamos do mesmo lado, contra o preconceito e pela vida”, finalizou Candinho.

Boletim Epidemiológico HIV/AIDS 2019/2022

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Montes Claros, do total de casos notificados e confirmados em 2019: Foram (121), sendo 101 entre os homens (83%) e 20 novos casos entre as mulheres (17%). Por faixa etária, a contaminação se deu da seguinte forma: 15-19 anos (03); 20-34 anos (77); 35-49 anos (28); 50-64 anos (10) e 65-79 anos (03). Foram registradas 49 internações e 06 óbitos ocasionados pela AIDS.

Em 2020 foram: 93 casos notificados e confirmados, sendo 77 entre homens (83%) e 16 entre as mulheres (17%). Por faixa etária, a contaminação se deu da seguinte forma: 15-19 anos (02); 20-34 anos (64); 35-49 anos (18); 50-64 anos (07) e 65-79 anos (02). Foram registrados 46 casos de internações e 02 óbitos.

No ano passado, foram notificados e confirmados 160 novos casos de HIV/AIDS, sendo 127 entre os homens (79%) e 33 entre as mulheres (21%). Por faixa etária, a contaminação se deu da seguinte forma: 15-19 anos (03); 20-34 anos (112); 35-49 anos (31); 50-64 anos (12) e 65-79 anos (02). Foram registrados 32 casos de internações e 05 óbitos.

Este ano, até o dia 31 de outubro, foram notificados e confirmados 115 novos casos. Deste total, 98 do sexo masculino (85%) e 17 do sexo feminino (15%). Por faixa etária, a contaminação se deu da seguinte forma: 15-19 anos (04); 20-34 anos (74); 35-49 anos (27); 50-64 anos (10) e 65-79 anos (00). Foram registrados 33 casos de internações e 06 óbitos.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +