A enfermeira Lyllian Aparecida Vieira Almeida, que integra a Agência Transfusional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participou, no dia 17 de junho, das 8h às 17h30min, de treinamento no Hemocentro Regional de Montes Claros. Ela fez palestra no evento destinado a médicos e enfermeiros de agências transfusionais e hemoterápicas do Norte de Minas.

Lyllian Aparecida apresentou o trabalho da agência no HUCF, que opera em parceria com o Escritório da Qualidade e o Núcleo de Segurança do Paciente. Ela enfatizou a natureza multidisciplinar da equipe, composta por um médico hematologista, uma farmacêutica/bioquímica e uma enfermeira, e destacou as responsabilidades da Agência Transfusional, que vão desde a estocagem segura de hemocomponentes até a realização de testes pré e pós-transfusionais. A profissional explicou que “a dispensação dos hemocomponentes é feita rigorosamente de acordo com a prescrição médica, após a devida testagem, e é duplamente checada pela equipe de enfermagem na unidade de internação no momento da entrega”. Além disso, a agência transfusional desempenha papel fundamental no acompanhamento de possíveis reações transfusionais.

A iniciativa foi importante, segundo a enfermeira, por compartilhar experiências, fortalecer a rede de cuidados hemoterápicos na região e reafirmar o compromisso com a segurança transfusional e a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

Fotos: HUCF

Relacionadas

Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes
Unimontes apresenta ações e serviços na 30ª Fenics em estande compartilhado com a Fadenor e o Centro de Excelência Sertão
IsF/Unimontes oferece curso gratuito e presencial de inglês – Inscrições seguem abertas até sexta-feira
Clio no Museu debate sobre “Mulheres transformadoras através de experiências culturais”
Inscrições para PIBID/Unimontes terminam nesta quinta (11/09)