A enfermeira Lyllian Aparecida Vieira Almeida, que integra a Agência Transfusional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participou, no dia 17 de junho, das 8h às 17h30min, de treinamento no Hemocentro Regional de Montes Claros. Ela fez palestra no evento destinado a médicos e enfermeiros de agências transfusionais e hemoterápicas do Norte de Minas.

Lyllian Aparecida apresentou o trabalho da agência no HUCF, que opera em parceria com o Escritório da Qualidade e o Núcleo de Segurança do Paciente. Ela enfatizou a natureza multidisciplinar da equipe, composta por um médico hematologista, uma farmacêutica/bioquímica e uma enfermeira, e destacou as responsabilidades da Agência Transfusional, que vão desde a estocagem segura de hemocomponentes até a realização de testes pré e pós-transfusionais. A profissional explicou que “a dispensação dos hemocomponentes é feita rigorosamente de acordo com a prescrição médica, após a devida testagem, e é duplamente checada pela equipe de enfermagem na unidade de internação no momento da entrega”. Além disso, a agência transfusional desempenha papel fundamental no acompanhamento de possíveis reações transfusionais.

A iniciativa foi importante, segundo a enfermeira, por compartilhar experiências, fortalecer a rede de cuidados hemoterápicos na região e reafirmar o compromisso com a segurança transfusional e a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

Fotos: HUCF

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes