Palestras e oficinas de educação em saúde fazem parte das atividades programadas por professores e acadêmicos do curso de Enfermagem para o atendimento de moradores da Vila Castelo Branco e da Vila Quinta da Boa Vista, comunidades carentes de Montes Claros. As ações integram o projeto “Plantando Conhecimento – Colhendo Desenvolvimento”, da Universidade Estadual de Montes Claros, e serão realizadas nesta quinta-feira (21/11), de 14 às 17 horas, no Centro de Convívio Theresia Vermeylen, da Rede Berlaar de Educação, na Vila Castelo Branco.

Na oportunidade, será realizada a oficina “Métodos Contraceptivos” e a palestra educativa “Como evitar a hipertensão arterial”. Haverá, ainda, uma sessão de aferição de pressão arterial, com o encaminhamento dos hipertensos detectados para a equipe “Saúde da Família” do bairro Eldorado e atividades recreativas para as crianças.

Estão envolvidas nos trabalhos as professoras Daniella Fagundes Souto, Simone Guimarães Teixeira Souto e Aurelina Gomes e Martins, além de cinco acadêmicos dos diversos períodos do curso de Enfermagem da Unimontes.

O PROJETO – Além de contribuir para o fortalecimento dos cursos da área da saúde (Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia), o projeto “Plantando Conhecimento – Colhendo Desenvolvimento”, do departamento de Ciências Biológicas, oferece a oportunidade de os estudantes se aproximarem da realidade regional.

Segundo o coordenador-geral do projeto, professor Ricardo Bacchi, “através dessa ação social, os acadêmicos aplicam o conhecimento em benefício da comunidade, ao mesmo tempo em que contribuem para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Vila Castelo Branco e Quinta da Boa Vista”, observou. Em setembro, por exemplo, a população daqueles bairros foi beneficiada com atendimento na área da saúde bucal, organizado por professores e alunos da Odontologia. Já em outubro, a comunidade foi beneficiada com palestras e oficinas na área do meio ambiente que abordaram as temáticas “Crescimento sustentável” e “Biologia da Conservação”, tais como criação de hortas comunitárias e nutrição.

Mais informações através do telefone (38) 3229-8285.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia