O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) concluiu a capacitação da primeira turma da residência de Enfermagem Obstétrica em 29/02/2020. Foram capacitados três profissionais. O HUCF/Unimontes é a única instituição do interior do estado a contar com a Residência em Enfermagem Obstétrica, que, antes, em Minas, só era oferecida em Belo Horizonte.

A Residência em Enfermagem Obstétrica tem dois anos de duração e os participantes recebem auxílio durante o curso. A carga horária é de 60 horas semanais, das quais 50 horas/aula são dedicadas à atividades práticas.

A coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica, Sibylle Emilie Vogt Campos explica que ainda existe uma certa confusão em relação à residência e à especialização. “Mas, existe uma diferença. A bagagem que o profissional da Enfermagem Obstétrica recebe durante os dois anos de residência o deixa mais preparado para assistir o parto do que uma especialização”.

Uma das vantagens da residência, segundo ela, é que o enfermeiro capacitado pode auxiliar mais o médico da equipe obstétrica. “O enfermeiro obstetra pode auxiliar no parto da paciente e ficar com ela o tempo todo, o que é um ganho muito importante para o médico, pois ele pode auxiliar outras pacientes com uma complicação maior”.

“Vivenciar o parto é um momento único para a mulher e para família, e fazer parte disso, poder contribuir para uma experiência positiva para mulher, é muito bom. Nós estudamos e realizamos o trabalho, a partir de experiências científicas, e os estudos mostram que com algum(a) enfermeiro(a) obstetra o trabalho de parto tem desfechos positivos, pois o bebê nasce com mais vitalidade, a mulher se sente mais satisfeita e nós fortalecemos a autonomia da mulher, ou seja, esse trabalho é muito necessário dentro da profissão de Enfermeiro”, comenta Bianca Oliveira Leite, uma das enfermeiras que formou na primeira turma, sobre a importância da residência Obstétrica para a profissão. 

* Beatriz Davino, estagiária do HUCF sob supervisão

Relacionadas

Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI