O III Encontro Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unimontes), no último sábado (24), encerrou oficialmente a programação do 5º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg) da Unimontes. Presidida pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, a solenidade de abertura reuniu cerca de 500 pessoas, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário João Valle Maurício, pela manhã, contando, ainda, com a apresentação do Coral dos alunos de Letras/Espanhol e Ciências Biológicas do polo UAB Carlos Chagas, e do espetáculo “Passiflora Incarnata”, do grupo Compassos/Unimontes.

A vice-reitora da Unimontes destacou a importância do evento para a integração dos alunos e divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito dos cursos a distância ministrados nos polos da UAB coordenados pela Universidade. “A educação a distância está entre as principais conquistas da Unimontes em seus quase completos 50 anos”, completou a professora Maria Ivete, ao destacar que a “modalidade contribui decisivamente para a interiorização do ensino superior, uma das metas desenvolvidas pela universidade”.

Na oportunidade, a professora Maria ngela Lopes Drumond Macedo, coordenadora-geral da UAB/Unimontes ressaltou “o crescimento da educação a distância no Estado”. Fez questão de enfatizar o encontro com a presença de tutores e alunos dos 14 municípios-polos das áreas atendidas pela Unimontes: Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Cristália, Francisco Sá, Januária, Janaúba, Itamarandiba, Lagoa Santa, Mantena, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte e Urucuia.

Para o professor Jânio Marques Dias, diretor do Centro de Educação a Distância (CEAD/Unimontes), além do intercâmbio, trata-se de um evento que pode permitir a discussão de estratégias e instrumentos para o desenvolvimento de práticas sustentáveis para a educação a distância.

VÍDEO VENCEDOR

Na sequência à abertura, foi divulgado o resultado final do concurso cultural “A UAB na Minha Vida”, a partir de vídeos produzidos pelos próprios alunos dos polos. A votação popular, a partir da plataforma Virtualmontes, teve como vencedora a aluna Rosângela de Jesus Brito Matos, do curso de Letras/Português do polo Urucuia (Norte de Minas). Além da premiação em dinheiro, ela teve seu vídeo exibido ao público em geral durante o evento.

Aluna Rosângela Brito - UABNo vídeo produzido, Rosângela fala do acesso à UAB como a realização de um sonho, assim como uma possibilidade de ter um emprego fixo, melhorar a renda e a qualidade de vida de seus filhos. O ingresso ao ensino superior, há dois anos, coincidiu com uma passagem marcante em sua vida: a doença do filho Jean, que precisou de um tratamento intensivo contra a Leucemia. “Tive que conciliar os estudos com o tratamento e as viagens até Brasília, às vezes perdendo provas, exercícios e até os encontros. Agradeço demais a colaboração dos colegas”, disse. Hoje, o caçula dos quatro filhos da mulher está curado. “Vejo os meus estudos como a esperança de um futuro melhor”, disse.

O professor Marcello Ferreira, da Diretoria de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), proferiu a palestra  “Perfil e as possibilidade do profissional formado em educação a distância”, com dados sobre a situação atual dos cursos a distância oferecidos através da UAB. O conferencista observou também a melhoria do ensino oferecido e o crescimento do número de alunos que estão participando dos cursos a distância em todo o território brasileiro.

INCLUSíO

Vice-reitora Maria Ivete e aluno João AntonioOs cursos a distância da UAB/Unimontes são encarados pelos cursistas como instrumento de inclusão social. Esse é o pensamento de João Antônio Rocha, aluno do sexto período do curso de História, no polo de Itamarandiba.

“A realização de cursos de ensino superior através do método virtual criou um espaço democrático para a participação de todos os jovens. O sistema inclui as pessoas que moram em cidades onde não existe o ensino superior e permite o ingresso a todos os estudantes que não têm acesso à universidade”, observou. Ele se diz “apaixonado pela disciplina e que pretende cursar um mestrado, doutorado e pós-doutorado na área”. João conclui a licenciatura a distância no próximo ano.

A mesma opinião foi emitida por Edna Lucivam Barbosa Paixão, aluna do 6º período do curso de Ciências Biológicas no polo de Carlos Chagas. “O curso é muito rico e vai além da sala de aula. Por si só, a própria Biologia incentiva a realização de pesquisa”, salientou a cursista.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia