A cidade de Montes Claros recebe, nesta semana, um dos principais eventos do interior do País na abordagem do tratamento oncológico – e precauções. Será o 8º Encontro de Promoção à Saúde, Prevenção ao Câncer e Cuidados Paliativos, com programação entre a sexta-feira (26/8) e o sábado (27/8), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) – Bairro Ibituruna. A promoção é da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho. A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das parceiras oficiais do evento.
Durante os dois dias, o evento reunirá alguns dos principais especialistas da América do Sul no tratamento, no diagnóstico precoce e na prevenção aos vários tipos de câncer. Podem participar os profissionais, pesquisadores e acadêmicos das diversas áreas da saúde (Psicologia, Medicina, Enfermagem, Odontologia, etc), além de representantes de secretarias municipais de saúde, instituições de ensino e profissionais de áreas afins. Voluntários, mantenedores e assistidos pelo projeto também participam do Encontro.
A abertura dos trabalhos será na sexta-feira, às 19h30, com a palestra “Felicidade Baseada em Evidência”, com Carlos José Coelho de Andrade (RJ), oncologista clínico do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e chefe da Divisão Clínica do Hospital do Câncer.
Confira
“A parceria da Associação Presente com a Unimontes já acontece há 12 anos, desde a fundação do projeto Padre Tiãozinho. É uma parceria extremamente sólida e que traz muita repercussão positiva não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também para toda a sociedade norte-mineira, considerando o respeito que a Unimontes tem nossa região”, analisa a presidente da Associação Presente, médica oncologista Priscila Miranda Soares.
SÁBADO
O restante da programação acontece no sábado, com as seguintes palestras: “Câncer e Fatores de Risco”, com Renato Nogueira, especialista em Medicina Interna e Clínica Médica e Cancerologia; “Promoção da Saúde e Aspectos Nutricionais”, com nutricionista Eliane Garcia Rezende (Universidade Federal de Alfenas/MG); “O Papel da Oncogenética na Prevenção e na Cura do Câncer”, com médica geneticista Anisse Marques Chami (Hospital Mater Dei/BH); e “Processo de Luto”, com a psicóloga Gláucia Tavares (BH).
À tarde, mais quatro palestras: “Uma História de Medo e Coragem”, com a escritora e atriz Kiara Terra (SP); “Como Comunicar Notícias Difíceis”, com Mônica Trovo, enfermeira e docente da Universidade Guarulhos (SP); “Cuidados Paliativos: A Morte nos Ensina a Viver”, com Ana Cláudia Arantes, escritora e sócia fundadora Casa do Cuidar (SP); e “Amor e Gratidão no Resgate da Saúde”, com Décio Fábio Oliveira Júnior, médico e fundador do Instituto Bert Hellinger Brasil Central.
Também apóiam o evento a Rádio Unimontes FM 101,1, Liga Acadêmica de Cancerologia Norte-Mineira e Liga Acadêmica Norte-Mineira de Cuidados Paliativos, além de veículos de imprensa e empresas da cidade. Mais informações pelo telefone: (38) 3213-4296.
Na avaliação da presidente da Associação, é importante destacar também o trabalho da Rádio Unimontes FM 101,1 na divulgação das ações do projeto, assim como o envolvimento pleno das Ligas Acadêmicas. “A Rádio Unimontes sempre abraçou a causa da Associação Presente, na divulgação de todo o trabalho focado para uma hospedagem digna aos pacientes, assim como o acesso aos melhores tratamentos e exames e as ações sociais como os mutirões e palestras. Da mesma forma, destaco o envolvimento das ligas acadêmicas do curso de Medicina, na quais os universitários estão inseridos em todo este processo de assumir compromisso e responsabilidade de compartilhar informações que salvam vidas”, finalizou Priscila Miranda.