A importância do debate sobre as políticas públicas e ações voltadas para a saúde mental foi destacada na solenidade de abertura do Encontro de Supervisores Clínico-institucionais da Rede de Atenção Psicossocial em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, na tarde desta sexta-feira (22/03), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede). O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, presidiu os trabalhos, que contou com a participação de representantes dos municípios norte-mineiros, profissionais da área, acadêmicos e convidados.
Participaram, também, o Secretário Municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Edson Souza Guerra e a Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Tanit Jorge Sarsur.
“Necessário destacar a permanente e efetiva participação da Universidade no fomento ao debate e à capacitação de profissionais envolvidos no tratamento de pessoas vítimas de substâncias nocivas”, disse o professor João Canela. Na oportunidade, a coordenadora do evento, professora Aparecida Rosângela Silveira, mostrou a relevância de uma reflexão aprofundada acerca da Saúde Mental.
Núcleos familiares
A coordenadora estadual de Saúde Mental, Tanit Jorge Sarsur, da Secretaria de Estado da Saúde, frisou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo governo de Minas Gerais na área. Representando o prefeito Ruy Muniz, o secretário Geraldo Edson enalteceu a importância da criação de núcleos familiares como forma de minimização do quadro na saúde mental e envolvimento com álcool e outras drogas.
Logo em seguida foi realizada a conferência “Sujeitos, sofrimento mental, toxicomanias – a política do para todos e exceção do sintoma”, ministrada por Maria Wilma de Faria (psicóloga e psicanalista – integrante da Escola Brasileira de Psicanálise/Associação Mundial de Psicanálise/Rede TyA.
O encontro prossegue neste sábado, pela manhã, na Unimontes.