Uma mobilização contundente em prol dos interesses e das necessidades funcionais e acadêmicas da Universidade Estadual de Montes Claros. Este foi consenso apresentado pelos deputados federais e estaduais que representam a área de abrangência da instituição durante encontro na manhã desta segunda-feira (18/3), no campus-sede, com a gestão superior da Unimontes.

Em iniciativa conjunta, trataram como “indispensável” a criação de uma bancada suprapartidária tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa para atendimento às demandas da Universidade, que abrange uma área próxima a 40% do território mineiro.

Para o amplo conhecimento da realidade da Unimontes, a gestão entregou a cada deputado os dados relativos ao orçamento da Universidade para o ano de 2019, com base na Lei Estadual 23.290; os números atuais sobre as ações de ensino, pesquisa, extensão e serviços; a proposta de captação de recursos para a finalização do Teatro Universitário no campus-sede, além de números sobre o plano de redimensionamento do quadro de pessoal da Universidade e do HUCF.

APOIO

Egresso do curso de Direito da Unimontes, o deputado federal Marcelo Freitas ressaltou a “essencialidade da universidade para a formação profissional em quase a metade do Estado”. No entanto, mostrou-se preocupado com o quantitativo de vagas ociosas e sugeriu um estudo de viabilidade para a redução desse quadro, a partir da criação de cotas regionais nos processos seletivos. Segundo ele, a medida já é assegurada em parecer da Advocacia Geral da União (AGU) em outras universidades brasileiras.

Deputados reuniao 18MAR

Por sua vez, o deputado federal Paulo Guedes reforçou a importância da unificação de bancada e reconheceu que as ações coletivas por meio de emendas e captação de recursos extras podem contribuir no atendimento às demandas do ensino superior.

A deputada estadual Leninha de Souza, egressa da graduação e do mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes, considerou o momento como oportuno para reafirmar o valor histórico do ensino superior para o desenvolvimento onde a universidade atua. Também presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, ela considera que a Unimontes, como geradora do conhecimento, deve ser protagonista no debate de estratégias para o arranjo econômico do Estado.

O deputado estadual Virgílio Guimarães ressaltou a importância estratégica da Unimontes, considerando também a necessidade de mais apoio à instituição na manutenção e ampliação das ações voltadas para a melhoria da qualidade da população.

Ao final do encontro no campus da Unimontes, os deputados e assessores visitaram o Teatro Universitário “Reitor José Geraldo de Freitas Drumond”, que está em fase final de conclusão e necessita da captação de recursos para a entrega da obra à comunidade.