A Universidade Estadual de Montes Claros vai intensificar as ações junto à comunidade acadêmica para maior envolvimento dos professores, servidores técnico-administrativos e alunos no processo de avaliação institucional. O objetivo é a busca da eficiência e a melhoria das atividades de ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços.

O assunto foi discutido em encontro realizado no Salão dos Conselhos (prédio da reitoria), na tarde dessa terça-feira (25/10), entre a direção superior e integrantes da Comissão Própria de Avaliação Institucional. Na oportunidade, o reitor João dos Reis Canela enfatizou que o processo de avaliação institucional é de fundamental importância para que a universidade possa medir a qualidade das suas atividades e serviços, buscando melhores resultados e atendendo às demandas e aos anseios da comunidade.

“São pertinentes os debates sobre as atribuições de cada setor para uma avaliação institucional com maior eficiência”, observou João Canela. O reitor lembrou que os conceitos obtidos pela instituição junto ao Ministério da Educação (MEC), por exemplo, são prerrogativas para a sua inclusão em programas de capacitação docente, acesso aos financiamentos para pesquisas e a participação em projetos oficiais de grande amplitude, como o “Ciências sem Fronteiras”.

A vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida observou que as avaliações instituições são necessárias para a readequação das diretrizes curriculares e elevação do nível da qualidade dos cursos, ”sobretudo para a maior visibilidade da instituição nos cenários nacional e internacional”. Também participaram do encontro pró-reitores, pró-reitores adjuntos e integrantes da administração superior.

Reunião sobre avaliação institucionalAVALIAÇÃO

A professora Francely Aparecida dos Santos, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação Institucional, lembrou que, por determinação do MEC, a avaliação institucional é obrigatória para todas as instituições de ensino superior do País como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nele, as universidades, faculdades e institutos são avaliados a partir de suas infraestruturas, cursos, pesquisas, gestão, titulação docente e o desempenho dos estudantes (via Enade), dentre outras particularidades.

“Um questionário sistematizado, por exemplo, associado às páginas eletrônicas do webaluno e webprofessor tem nos auxiliado na avaliação de acadêmicos e docentes, mas ainda buscamos mecanismos que reforcem a maior adesão”, explicou a professora Francely. Também compõem a comissão a professora Kelly Alencar Fróes Fonseca e Frederico Bida de Oliveira, representantes dos docentes e dos servidores técnico-administrativos, respectivamente.

O Sinaes é Coordenado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).