As contribuições da Psicologia Social Crítica na conjuntura da política nacional serão discutidas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no próximo dia 14, com a realização do I Encontro do Núcleo Montes Claros da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso). O tema em debate é “Repensando a Psicologia Social no Atual Cenário Político Brasileiro”.

O evento acontecerá no auditório do prédio 3, no campus-sede, a partir das 8h30, aberto à participação de professores, acadêmicos e profissionais da Psicologia, Medicina, Ciências Sociais, Serviço Social e áreas afins.

O encontro é organizado pelo Núcleo Abraspo em Montes Claros e pelo Departamento de Saúde Mental e Coletiva da Unimontes, com o apoio do Grupo de Trabalho, Estudos e Pesquisas de Psicologia na Assistência Social (Gtepas), da Universidade e da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

Logo após a abertura, será proferida a palestra “Repensando a Psicologia Social no atual Cenário Político Brasileiro”, com abordagem da doutora em Psicologia Social, Andréa Moreira Lima, coordenadora da Abraspso – Minas Gerais. Com entrada gratuita, a palestra marcará a inauguração do Núcleo da Abrapso (MG) em Montes Claros.

VIOLÊNCIA SEXUAL

Na parte da tarde, das 13h30 às 17h30, haverá o minicurso “Identificação de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, que será ministrado pela professora Vera Lúcia Mendes Trabbold, coordenadora do Núcleo Montes Claros Abrapso-MG e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O que é Violência Sexual – indicadores, sinais e sintomas – Para onde encaminhar? É possível prevenir?”. Estas são as questões que serão discutidas no minicurso. Há uma taxa simbólica de participação, com direito a certificado de quatro horas/aula.

A professora Vera Lúcia Trabbold ressalta que “o evento abre o debate sobre as contribuições da Psicologia Social Crítica nesse cenário de incertezas quanto aos rumos da democracia no País, de restrições em relação à manutenção de direitos historicamente conquistados”. Segundo a pesquisadora, “este debate, que inclui o campo dos direitos humanos, especialmente no que se refere aos direitos de crianças e adolescentes, é peça-chave para o enfrentamento da violência na infância e na juventude”.

I Encontro do Núcleo Montes Claros
Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social)
Dia: 14 de abril de 2018
Horário: a partir das 8h30