A busca pelo aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) com o objetivo de melhorar as licenciaturas e a formação de professores para a educação básica foi o foco de um encontro promovido na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento, realizado na sexta-feira (16/08) no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), contou com a participação do professor Francisco Thiago Silva, da Universidade de Brasília (UnB).

Em sua palestra, o professor Francisco Thiago Silva abordou o tema “Alinhamento curricular na elaboração dos PPCs e na organização pedagógica das licenciaturas”. Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino, o encontro reuniu professores dos cursos de licenciatura da Unimontes e destacou a importância do alinhamento curricular na universidade, além de promover a discussão democrática entre as licenciaturas e a renovação dos projetos pedagógicos em consonância com a legislação nacional vigente.

“Mostramos para os professores de todos os cursos de licenciatura a importância de revisitar os projetos pedagógicos, incorporando a identidade institucional, dos cursos e do próprio corpo docente, sem perder de vista o perfil dos estudantes e alinhando tudo isso com a legislação nacional”, afirmou o professor Francisco Thiago Silva.

A pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello, explicou que o evento atingiu seu objetivo de esclarecer o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico de um curso de licenciatura. “A proposta foi detalhar a espinha dorsal do curso de licenciatura, destacando o que é necessário para a formação de um professor e quais são as habilidades essenciais a um bom profissional. O PPC é um instrumento que deve ser continuamente revisado e reavaliado”, afirmou a pró-reitora.

Ela ainda destacou a importância das licenciaturas na formação de professores para o ensino básico, ressaltando a responsabilidade desses cursos na construção das bases do futuro cidadão do país. “É essencial que o cidadão seja crítico, consciente e competente nas várias linguagens, tecnologias e formas de gerir a vida, o trabalho, e as novas demandas da época em que vivemos”, concluiu a professora Ivana Ferrante Rebello.

Relacionadas

Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI