Iniciativa fortalece laços entre Universidade e os profissionais graduados

“Hoje é o dia da volta para casa, onde vocês devem encontrar algo das sementes que plantaram aqui.” A afirmação foi feita pela pró-reitora de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros, a professora Ivana Ferrante Rebello, ao saudar os ex-alunos da instituição durante a abertura do I Encontro de Egressos da Unimontes, na manhã desta quarta-feira (30/04).

O evento, realizado no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede, contou com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, que representou o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, além de outros integrantes da gestão superior da Universidade.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O momento de reencontro e celebração teve a participação expressiva de egressos da instituição, entre os quais o ex-reitor (dez/2002 a dez/2006) Paulo César Gonçalves de Almeida, o juiz federal Wilson Medeiros Pereira, da Primeira Vara da Justiça Federal de Montes Claros, e o delegado regional da Polícia Civil, Bruno Rezende Silveira.

O evento marcou o lançamento oficial do Programa Conexão Egressos da Unimontes, uma iniciativa institucional que visa fortalecer os vínculos entre a Universidade e seus ex-alunos. Também foi criado o Portal dos Egressos, com o objetivo de fomentar o diálogo entre profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Durante o encontro, foi exibida uma mensagem em vídeo do reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. Ele lembrou que também é egresso da instituição e destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento dos laços entre a Universidade e os profissionais diplomados por ela.

Na oportunidade, a professora Ivana Ferrante Rebello destacou o crescimento da Universidade, que já diplomou 62.939 profissionais nas diversas áreas do conhecimento entre dezembro de 1966 e dezembro de 2024. No próximo dia 24 de maio, a Unimontes, sucessora da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), completará 63 anos de existência.

“A Unimontes tem uma dimensão gigantesca. Mas, além dos números apresentados, a Universidade é transformadora da realidade de muitas famílias, seja na intelectualidade, na educação, na pesquisa, na ciência ou na arte. Não existe a história do Norte de Minas sem o braço forte da Universidade”, assegurou a pró-reitora.

“Para nós, não existem ex-alunos. Uma vez Unimontes, sempre Universidade. A Unimontes pertence a toda a comunidade e é feita por todos”, declarou a professora Ivana Ferrante Rebello. Ela convidou todos os egressos a visitarem a Universidade “sem constrangimento”, a frequentarem suas bibliotecas e outros setores, bem como a participarem de congressos, seminários e demais atividades acadêmicas.

“Vocês, egressos, ajudaram a construir a história e a reputação desta instituição”, afirmou o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. “Este encontro é a celebração de trajetórias que começaram aqui e que continuam a transformar a sociedade com conhecimento, ética e compromisso público”, completou.

Política de acompanhamento de egressos

O professor Dalton Caldeira Rocha ressaltou que a atual gestão superior da Unimontes criou a política de acompanhamento de egressos, instituída por meio da Portaria 610/2025, assinada pelo reitor Wagner de Paulo Santiago.

Entre outras ações, a portaria estabelece como metas da Universidade: manter um canal de comunicação permanente com os egressos; acompanhar sua inserção no mercado de trabalho e trajetória profissional; além de oferecer oportunidades de educação continuada e atualização de conhecimentos.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

“Estamos comemorando, nesta data, não apenas uma realização da atual gestão superior, mas uma política de toda a Universidade, que busca fortalecer os laços com seus ex-alunos, promovendo o acompanhamento de suas trajetórias, a troca de experiências e a construção de uma rede de colaboração”, afirmou o vice-reitor.

Ainda durante o encontro, o egresso e ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida fez um relato de sua história com a Unimontes, recordando momentos de sua trajetória na instituição. Também foram apresentados depoimentos de egressos, como a empresária Sônia Lopes (graduada em Pedagogia e Administração), a escritora Karla Celene (curso de Letras/Português) e o delegado regional da Polícia Civil, Bruno Rezende Silveira (curso de Direito).

Relacionadas

Governador destaca importância da conquista da Unimontes no Enade
Pesquisa avalia a incidência da Fadiga por Compaixão em profissionais da saúde na Macrorregião Norte
Unimontes promove I Encontro de Egressos nesta quarta-feira (30/04)
Unimontes abre inscrições para Doutorado Acadêmico em Geografia
Unimontes – Opará Mutum abre inscrições para 60 vagas em oficina online sobre mapeamento de práticas cotidianas
Unimontes promove aula aberta com participação de professora mestra indígena