Iniciativa fortalece laços entre Universidade e os profissionais graduados

“Hoje é o dia da volta para casa, onde vocês devem encontrar algo das sementes que plantaram aqui.” A afirmação foi feita pela pró-reitora de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros, a professora Ivana Ferrante Rebello, ao saudar os ex-alunos da instituição durante a abertura do I Encontro de Egressos da Unimontes, na manhã desta quarta-feira (30/04).

O evento, realizado no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede, contou com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, que representou o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, além de outros integrantes da gestão superior da Universidade.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O momento de reencontro e celebração teve a participação expressiva de egressos da instituição, entre os quais o ex-reitor (dez/2002 a dez/2006) Paulo César Gonçalves de Almeida, o juiz federal Wilson Medeiros Pereira, da Primeira Vara da Justiça Federal de Montes Claros, e o delegado regional da Polícia Civil, Bruno Rezende Silveira.

O evento marcou o lançamento oficial do Programa Conexão Egressos da Unimontes, uma iniciativa institucional que visa fortalecer os vínculos entre a Universidade e seus ex-alunos. Também foi criado o Portal dos Egressos, com o objetivo de fomentar o diálogo entre profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Durante o encontro, foi exibida uma mensagem em vídeo do reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. Ele lembrou que também é egresso da instituição e destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento dos laços entre a Universidade e os profissionais diplomados por ela.

Na oportunidade, a professora Ivana Ferrante Rebello destacou o crescimento da Universidade, que já diplomou 62.939 profissionais nas diversas áreas do conhecimento entre dezembro de 1966 e dezembro de 2024. No próximo dia 24 de maio, a Unimontes, sucessora da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), completará 63 anos de existência.

“A Unimontes tem uma dimensão gigantesca. Mas, além dos números apresentados, a Universidade é transformadora da realidade de muitas famílias, seja na intelectualidade, na educação, na pesquisa, na ciência ou na arte. Não existe a história do Norte de Minas sem o braço forte da Universidade”, assegurou a pró-reitora.

“Para nós, não existem ex-alunos. Uma vez Unimontes, sempre Universidade. A Unimontes pertence a toda a comunidade e é feita por todos”, declarou a professora Ivana Ferrante Rebello. Ela convidou todos os egressos a visitarem a Universidade “sem constrangimento”, a frequentarem suas bibliotecas e outros setores, bem como a participarem de congressos, seminários e demais atividades acadêmicas.

“Vocês, egressos, ajudaram a construir a história e a reputação desta instituição”, afirmou o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. “Este encontro é a celebração de trajetórias que começaram aqui e que continuam a transformar a sociedade com conhecimento, ética e compromisso público”, completou.

Política de acompanhamento de egressos

O professor Dalton Caldeira Rocha ressaltou que a atual gestão superior da Unimontes criou a política de acompanhamento de egressos, instituída por meio da Portaria 610/2025, assinada pelo reitor Wagner de Paulo Santiago.

Entre outras ações, a portaria estabelece como metas da Universidade: manter um canal de comunicação permanente com os egressos; acompanhar sua inserção no mercado de trabalho e trajetória profissional; além de oferecer oportunidades de educação continuada e atualização de conhecimentos.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

“Estamos comemorando, nesta data, não apenas uma realização da atual gestão superior, mas uma política de toda a Universidade, que busca fortalecer os laços com seus ex-alunos, promovendo o acompanhamento de suas trajetórias, a troca de experiências e a construção de uma rede de colaboração”, afirmou o vice-reitor.

Ainda durante o encontro, o egresso e ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida fez um relato de sua história com a Unimontes, recordando momentos de sua trajetória na instituição. Também foram apresentados depoimentos de egressos, como a empresária Sônia Lopes (graduada em Pedagogia e Administração), a escritora Karla Celene (curso de Letras/Português) e o delegado regional da Polícia Civil, Bruno Rezende Silveira (curso de Direito).

Relacionadas

Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes
Unimontes apresenta ações e serviços na 30ª Fenics em estande compartilhado com a Fadenor e o Centro de Excelência Sertão