A importância do investimento na pesquisa e na inovação tecnológica e a necessidade de mais recursos para financiamento da saúde pública no Brasil foram assuntos abordados durante a solenidade oficial de abertura do 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde (Eipse), nessa quarta-feira (12/10), no Centro de Eventos do Parque de Exposições de Montes Claros. O encontro prossegue até este sábado (15/10). Participam conferencistas, professores e pesquisadores de pelo menos 12 estados brasileiros, além de Portugal, Chile, Estados Unidos, Moçambique e Canadá.

“Este é um momento de extrema importância para todos do meio universitário. Com essa iniciativa, estamos fazendo acontecer, de fato, a inovação tecnológica e expandindo o conhecimento”, afirmou o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, João dos Reis Canela, ao presidir a cerimônia de abertura. Ele enfatizou a parceria entre a Unimontes, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal) e as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC) na promoção conjunta do evento.

O reitor destacou as ações desenvolvidas pela instituição e os seus avanços, sobretudo, na área da pesquisa e da inovação tecnológica, o que ficou evidenciado com a promoção do encontro internacional de pesquisadores. “Faço um convite muito especial a todos os participantes desse encontro para que nos ajude a comemorar os 50 anos da nossa instituição em 2012. Será uma comemoração com dados altamente positivos”, assegurou.

O grupo de danças folclóricas Saruê, da Unimontes, fez uma apresentação durante o evento. Entre outras autoridades e convidados participaram da solenidade o diretor Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano da Utad, Antonio José Martins Rocha e Silva; a diretora das Faculdades Pitágoras, Fátima Turano; o diretor adjunto de Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Hercílio Martelli Júnior; o secretário adjunto de Planejamento do município, Rafael Gontijo (representando o prefeito Luiz Tadeu Leite); o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF/6-MG), Cláudio Augusto Boschi; e o ex-reitor da Unimontes José Geraldo de Freitas Drumond, além do professor Alfredo Maurício Batista de Paula, dos mestrados e doutorado em Ciências da Saúde da Unimontes e da comissão organizadora do evento. Pela manhã, ele ministrou a conferência de abertura do Eipse: “Pesquisa e Inovação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes: Rumo à excelência”.

Na oportunidade, foi exibida mensagem em vídeo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele saudou os palestrantes e pesquisadores e destacou a importância do esporte na prevenção e promoção da saúde.

SUS MAIOR – O deputado federal e ex-ministro da Saúde José Saraiva Felipe proferiu a palestra “Políticas de saúde pública no Brasil: da prevenção à tecnologia”. O ex-ministro fez um panorama das ações do setor no País e lembrou que Montes Claros foi o berço da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), da qual ele participou.

Saraiva Felipe defendeu a necessidade de mais investimentos na assistência médico e hospitalar à população e o fortalecimento do SUS. “Para que o SUS venha tornar realmente universal precisamos dobrar o volume de recursos para a saúde. É preciso uma grande mobilização da sociedade para salvar a saúde no Brasil”, afirmou o ex-ministro.

MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Ainda durante a solenidade de abertura do 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde, o coordenador geral do evento, Jaime Tolentino Miranda Neto, agradeceu o apoio da reitoria, bem como o envolvimento dos diversos setores da universidade e os parceiros e patrocinadores. Enalteceu também o incremento da pesquisa e a melhoria da qualificação docente no campo da Educação Física.

Nesse sentido, ele disse que os professores de Educação Física da Unimontes trabalham para a criação de curso de mestrado na área na instituição.

Galeria de Fotos – Abertura

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia