Reunião debateu pontos da Lei Estadual 22.929, que garante recursos específicos para inovação e pesquisa às instituições vinculadas ao Estado (Fotos: Divulgação)

A operacionalização para o cumprimento da Lei 22.929/2018, que prevê a destinação de recursos para instituições de ensino superior, pesquisa e inovação de Minas Gerais, foi tema de reunião técnica entre as secretarias de Estado de Governo e de Educação, Unimontes e UEMG, nessa quinta-feira (27/2), em Belo Horizonte.

Em seu artigo 17, a referida lei estabelece que, dos valores orçamentários atribuídos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – correspondentes a, no mínimo, 1% da receita corrente ordinária do Estado –, o percentual mínimo de 40% são “destinados ao financiamento de projetos desenvolvidos por instituições estaduais”. Ou seja, as universidades Unimontes e UEMG, instituições e fundações de pesquisa e o SEED, programa de aceleração de startups.

PARTICIPANTES

O encontro foi coordenado pela subsecretária de Ensino Superior, professora Augusta Isabel Junqueira Fagundes, e pelo subsecretário de Articulação Institucional, Samir Carvalho Moysés, com a participação também da UEMG: reitora Lavínia Rosa Rodrigues e o chefe de gabinete Raoni Bonato.

Pela Unimontes, participaram do encontro o reitor Antonio Alvimar Souza, o chefe de gabinete Allysson Danilo Dantas e o chefe do Escritório de Representação em Belo Horizonte, Anderson Luiz Siqueira. “A pauta foi especificamente o balizamento das necessidades de adequação para atendimento às Universidades e Secretaria de Educação”, explica o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira, que também esteve presente.

Subsecretária de Ensino Superior de Minas, Isabel Augusta Fagundes, reitor Antonio Alvimar (Unimontes) e reitora Lavínia Rosa (UEMG)

Ainda na pauta, detalhes sobre o projeto de lei 876/2019, que está em tramitação na Assembleia Legislativa e autorizaria o Executivo a constituir e organizar empresa pública para o desenvolvimento e execução de pesquisas no setor da agropecuária; e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 04/2019), para reservar recursos na manutenção de infraestrutura e suporte a instituições de inovação na agropecuária.

Relacionadas

Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente