As pesquisas desenvolvidas pela Universidade Estadual de Montes Claros podem ser transformadas em oportunidades de negócios para as empresas instaladas no município e na região. O assunto estará em discussão no “Encontro Empresarial – Uniempresas”, que será promovido pela Unimontes nesta quinta-feira (4/04), a partir das 9 horas, no Salão dos Conselhos, na Reitoria (prédio 5, Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro).
Serão convidados empresários das áreas da indústria, comércio e prestação de serviços de Montes Claros e do Norte de Minas. O objetivo é a busca da integração entre a Universidade e a iniciativa privada, com foco no desenvolvimento regional. O encontro será presidido pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, com a participação de pró-reitores, professores e pesquisadores. Haverá a apresentação de todas as ações desempenhadas pela universidade e suas perspectivas para os próximos anos.
“A universidade vive uma fase de expansão do ensino, da extensão, da prestação de serviços e, sobretudo, das ações da pesquisa. Nesse momento especial, estamos procurando maior aproximação com os empresários locais e regionais, para que possamos atuar de forma conjunta, implementando parcerias com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da região e do Estado”, afirma o reitor João dos Reis Canela.
O pró-reitor de Pesquisa Vicente Ribeiro Rocha Júnior ressalta que a Unimontes implementa projetos de investigação científica e inovação tecnológica que podem resultar na transferência de conhecimento para as empresas. “Nos últimos anos, a Universidade alcançou um crescimento substancial na pesquisa, com potencial para inovação tecnológica e para o desenvolvimento de processos e produtos que podem incrementar os negócios das empresas”, afirma o pró-reitor.
Ele lembra ainda que os estudos também poderão proporcionar soluções de problemas dos prestadores de serviços, indústrias, agroindústrias e outros empreendimentos instalados no Norte de Minas. Durante o encontro, serão feitas explanações por pesquisadores e professores dos cursos das áreas tecnológicas da instituição. Além das linhas de pesquisa e estudos em andamento, serão discutidas propostas para a realização de pesquisas conjuntas, por meio de parcerias entre a universidade e as empresas.