As experiências dos acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros contemplados com bolsas de iniciação científica no ano de 2011 serão apresentadas no Encontro Institucional do Programa Institucional de Incentivo e Apoio à Docência (PIBID/Unimontes), que acontecerá no próximo dia 10, a partir das 9 horas, no auditório “Mário Ribeiro da Silveira”, prédio 6 do campus-sede. Atualmente, a Unimontes possui 280 acadêmicos/bolsistas no âmbito do PIBID.
O encontro tem como objetivo reunir os bolsistas das diversas áreas do conhecimento que fazem parte da 2ª edição do Programa – além de representantes da comunidade – para discutir a experiência da Universidade junto à escola pública, considerada como local privilegiado de produção de conhecimento, cultura e formação inicial e continuada de professores. Na programação, palestras e relatos de experiências, além de depoimentos e apresentações culturais.
Segundo a Coordenadora Institucional do PIBID, professora Silvana Diamantino França, a perspectiva da Unimontes é de ampliar de 339 para 680 o número de alunos contemplados, ”ainda em 2012”. As bolsas são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
ÁREA DE ATUAÇÃO
Em 2011, pelo programa, foram beneficiados acadêmicos/bolsistas dos cursos de licenciatura dos campi de Montes Claros, Almenara, Brasília de Minas, Janaúba, São Francisco, Espinosa, Bocaiúva e Unaí, além do pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unimontes – educação a distância) em Francisco Sá. Coordenados pelos professores de seus respectivos cursos e supervisionados pelos professores das escolas de Educação Básica, os acadêmicos participaram do desenvolvimento de diversas ações previstas nos 12 subprojetos do Programa.
Foram contempladas áreas como “História”, “O ensino da matemática nas séries iniciais”, “Articulação entre teoria e prática docente através da pesquisa na formação de professores”, “Educação Matemática das séries iniciais”, “Formação do regente alfabetizador”, “Letras/Inglês”, “Desvendando os segredos do texto”, “Diversidade religiosa” e “Química”, cujos resultados iniciais serão apresentados durante o encontro.
A atual edição do PIBID/Unimontes é realizada em convênio com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) nas escolas estaduais Joaquim Maurício Azeredo (Janaúba), Sagrada Família (São Francisco), Santa Terezinha (Espinosa) Quita Pereira (Montes Claros), Joviano Neves (Almenara), João Beraldo (Brasília de Minas), Dom Eliseu (Unaí), João de Freitas Neto (Montes Claros), Elói Pereira (Montes Claros), Gastão Valle (Bocaiúva), Cel. Filomeno Ribeiro (Montes Claros) e Plínio Ribeiro (Montes Claros).