A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conta com um grupo que estabelece os critérios éticos nas pesquisas desenvolvidas na universidade, com objetivo de resguardar direitos e garantir a segurança nos estudos. Trata-se do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Os trabalhos são coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

O Comitê de Ética em Pesquisa da Unimontes promoveu um encontro no dia 16 de junho, na sala de videoconferência do Centro de Educação à Distância (CEAD).  A reunião contou com as presenças da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, do coordenador do CEP/Unimontes, professor Carlos Quintão e demais membros.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

A pró-reitora Maria das Dores Magalhães Veloso destacou que o comitê de ética em pesquisa “tem um papel fundamental na Unimontes e em qualquer instituição que realiza estudos na área de pesquisa envolvendo seres humanos”, tendo como principal objetivo “proteger os direitos, afim de garantir a segurança e o bem-estar nas pesquisas”.

“Esse encontro presencial, foi muito importante para maior interação entre os participantes e a nossa pró-reitoria para apresentar as demandas de novos projetos”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, lembrando que, anteriormente, as reuniões do comitê eram feitas pelo sistema online.

O pró-reitor adjunto de Pós-graduação e membro do CEP/Unimontes, professor Daniel Coelho de Oliveira destacou as experiências sobre emissão de pareceres acerca de projetos de pesquisa da área de Antropologia e Sociologia – cuidados éticos (populações tradicionais e outras).

Por sua vez, a pró-reitora adjunta de Pesquisa professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira (também integrante do comitê) apresentou pareceres na Plataforma Brasil.

Ainda durante o encontro foram abordados os principais cuidados éticos em pesquisas na área da Saúde pela professora Simone de Melo Costa (que faz parte do CEP). 

Órgão interdisciplinar

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros – CEP/Unimontes é credenciado junto ao CONEP – Comitê Nacional de Ética em Pesquisa. Trata-se de um órgão colegiado interdisciplinar e independente,  de caráter consultivo, deliberativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

Relacionadas

Reitor dá posse aos novos membros do Conselho Universitário da Unimontes
Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer