Embora o cenário ainda seja de ajustes do ponto de vista financeiro, a Universidade Estadual de Montes Claros trabalha para estabelecer e cumprir uma agenda positiva junto ao Governo Mineiro. Na última semana, o reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza e integrantes da Gestão Superior estiveram reunidos com secretários de Estado, na Cidade Administrativa (BH), para análise de assuntos de interesse da comunidade acadêmica.
A série de encontros teve início na terça-feira (30), quando o reitor Antonio Alvimar se encontrou com o secretário-adjunto de Educação do Estado, Edelves Rosa Luna, e a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues. Na pauta, demandas administrativas, entre as quais o Projeto de Lei (PL) 367/19 que trata da Reforma Administrativa 2019 na estrutura orgânica do Poder Executivo como, por exemplo, a vinculação destas universidades à Secretaria de Estado de Educação. Até então, o vínculo era com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).
Também participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira, o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima, e o chefe de gabinete, Allysson Dantas.
AÇÃO CONTÍNUA DA GESTíO
As tratativas com o Governo de Minas sobre as situações da Universidade, bem como do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), tiveram continuidade já nesta quinta-feira (2).
Em convite do titular da pasta, o reitor e equipe estiveram com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral da Silva e, também, cumpriu uma agenda de encontros com os secretários de Fazenda, Gustavo Barbosa, e de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Levy Reis, além advogado-geral do Estado, procurador Sérgio Pessoa de Paula Castro.
Dentre os assuntos tratados, a retomada das obras do Programa Brasil Profissionalizado em núcleos estratégicos para o desenvolvimento da Universidade e do próprio Estado, assim como a possibilidade de equilíbrio para a demanda de pessoal da Universidade foram apresentados aos secretários, além da maior proximidade da Unimontes com a AGE e o pedido para mais nomeações de aprovados nos concursos de professores e de médicos universitários do HUCF, assim como a discussão de pontos de ordem financeira e orçamentária para os próximos meses.