Os alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se preparam para a realização das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que deverão ser aplicadas em novembro. Os trabalhos em relação ao exame no âmbito da instituição são desenvolvidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Na edição 2024, serão avaliados no Enade os cursos das áreas de licenciatura de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Inglês, Espanhol e Português), Matemática, Música, Pedagogia e Química. A participação é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.

A coordenadora da CPA/Unimontes, professora Viviane Carrasco, ressalta a importância do exame, que é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ela lembra que o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

“O Enade é importante para os estudantes por diferentes aspectos, um deles começa na escolha de qual instituição ingressar. Para quem quer fazer parte de uma instituição de ensino superior reconhecida pelo ensino, a avaliação do Enade é um dos parâmetros de comparação. O exame avalia a qualidade com conceitos que variam entre um e cinco”, explica.

O Enade foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep. O objetivo é aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente.

Aprovado pela Unimontes o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – Curso será oferecido em rede com a Unesp
Unimontes sedia Encontro Regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável
Unimontes Abre 46 Vagas para Residência Médica em 2024/2025 pelo Enare
Unimontes implanta setor de gerenciamento de drones e capacita servidores sobre o uso dos equipamentos