Um total de 375 alunos concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis (Montes Claros e Salinas), Ciências Econômicas e Direito da Universidade Estadual de Montes Claros participam, neste domingo (25), das 13 às 17 horas, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/MEC).

A prova é um dos principais componentes utilizados pelo MEC para avaliar a qualidade dos cursos superiores. A participação é obrigatória: quem faltar fica impedido de colar grau e, consequentemente, obter o diploma de conclusão do curso.

Os testes serão aplicados em escolas definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e somente o candidato, ao consultar o portal eletrônico do Enade por senha individual, tem conhecimento do seu local de prova.

Segundo a professora Francely Aparecida dos Santos, coordenadora de Avaliação Institucional da Unimontes, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito da Universidade já foram avaliados pelo Enade/MEC em 2006 e 2009. Na oportunidade, participaram acadêmicos ingressantes e concluintes dos referidos cursos, conforme exigia o referido sistema de avaliação.

Nas duas avaliações, os cursos de Administração e de Direito da Unimontes obtiveram conceito máximo do MEC.

A Coordenadoria de Avaliação Institucional, vinculada à Reitoria, cuida, no âmbito da Unimontes, das questões relacionadas à Lei do Sinaes – Sistema Nacional de Educação Superior do MEC, onde se incluem Enade, Censo de Educação Superior, Cadastro e Auto-Avaliação, dentre outras.

Em nível nacional, mais de 587 mil universitários de 1.871 instituições de todo o País devem participar desta edição do Enade/MEC. Mais informações na Coordenaria de Avaliação Institucional, no prédio da Reitoria, ou através do telefone (38) 3229-8145.