Todos os cinco cursos da Universidade Estadual de Montes Claros avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) referente ao ano de 2012 alcançaram notas máximas (5 e 4). O resultado oficial foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (07/10).

Os cursos de Administração e Direito da Unimontes obtiveram o conceito 5, enquanto que os cursos de Ciências Contábeis (Montes Claros e Salinas), e Ciências Econômicas alcançaram a nota 4.

O último Enade foi realizado no dia 25 de novembro de 2012 com os alunos concluintes de cada graduação. Em todo o país, foram avaliados 7.228 cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas (Bacharelado) e áreas afins de 1.646 instituições de ensino superior, com a participação de 536 mil estudantes.

“Praticamente todos os cursos da Unimontes neste exame mantiveram ou melhoraram seus conceitos se comparados com a última avaliação do Enade para estas áreas, realizada em 2009”, observa o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto.

Ele ressalta que o alto rendimento para a conquista desses conceitos máximos é reflexo da qualidade do ensino oferecido pela Unimontes. “Em linhas gerais, o Enade avalia a qualidade da formação do acadêmico. Dessa forma, a Universidade reforça o compromisso de manter seus cursos entre os melhores do Brasil como atestam os conceitos máximos do Enade”, acrescenta o pró-reitor.

A cada ano, por meio do Enade, o MEC avalia um grupo de cursos de acordo com a área de conhecimento. Uma mesma graduação é avaliada a cada três anos.

No próximo dia 4 de dezembro, o MEC disponibilizará os conceitos dos cursos e instituições de acordo com a qualificação/titulação do corpo docente e infraestrutura. Esses dois itens somados ao desempenho dos estudantes definem o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos) da instituição de ensino superior (IES).