A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) teve a qualidade dos seus cursos reconhecida no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edição 2010, cujos resultados foram divulgados nessa quinta-feira (18/11) pelo Ministério da Educação (MEC). Foram avaliados sete cursos da Unimontes, dos quais, seis alcançaram conceitos máximos – notas 4 ou 5.

Os cursos de Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Medicina e Zootecnia receberam o conceito 5 enquanto os cursos de Agronomia e Odontologia ficaram com a nota 4. Os mesmos cursos também receberam conceitos máximos no Enade/2007.  A Universidade obteve a nota 3 no Índice Geral de Cursos (IGC),  considerada satisfatória pelo Ministério da Educação.  O IGC varia de 1 a 5.

“A boa avaliação dos cursos reflete os investimentos feitos na infraestrutura e na capacitação dos professores. As notas alcançadas atestam a preocupação permanente da Universidade no oferecimento do ensino de qualidade”, afirma a vice-reitora da Unimontes, professora Maria Ivete Soares de Almeida, que foi pró-reitora de Ensino no período de dezembro de 2002 a dezembro de 2010. Ela ressalta também o trabalho desenvolvido pela Comissão de Avaliação Institucional da Universidade.

A vice-reitora assinala que dos sete cursos da instituição avaliados em 2010, o único que não obteve resultado satisfatório foi o de Serviço Social, que tinha alçando o conceito 5 no Enade/2007. “Este é um fato que nos preocupa. No entanto, apesar desta forma de manifestação por parte dos acadêmicos, a Universidade continua de forma sistêmica, investindo na capacitação do seu corpo docente e em sua infraestrutura”.

O reitor João dos Reis Canela observa que o Enade é uma referência para se medir a qualidade dos cursos de graduação no Brasil. “Os resultados revelam que a Unimontes tem excelência no ensino. Ao mesmo tempo, apontam o alerta para a manutenção dos investimentos na capacitação dos professores e na estrutura dos cursos. Mais difícil do que elevar o conceito de determinado curso é manter a sustentabilidade e o nível de qualidade de toda a Instituição”, enfatiza João Canela.

“O mais importante é que praticamente todos os cursos que foram avaliados receberam conceitos máximos. É uma vitória de toda  universidade, especialmente dos professores e dos alunos”, conclui o reitor.

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO

O Enade é uma avaliação do ensino superior adotada pelo MEC, em substituição ao antigo “Provão”. O exame tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos desenvolvidos, os programas e suas habilidades e competências. O Enade/2010 compreende a avaliação realizada entre os alunos ingressantes e concluintes de 14 cursos das áreas de saúde e ciências agrárias em todo país.

No sistema, são observados o conceito “Enade” (a nota propriamente dita), que considera o desempenho de ingressantes e concluintes juntos, através de provas sobre conteúdos específicos e formação geral; e o conceito “IDD” (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos.

A avaliação do MEC é integrada ainda pelo Conceito Preliminar do Curso, o CPC, que é definido, dentre outros componentes, com a soma de 40% da nota do “Enade”, 30% da nota do IDD e mais 30% divididos entre informações sobre corpo docente, infraestrutura da instituição e outros critérios. As notas do Enade, IDD e CPC influenciam o Índice Geral de Cursos (IGC).