Arial, Helvetica, sans-serif” size=2> A melhoria da qualidade dos cursos da Universidade Estadual de Montes Claros foi reconhecida no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edição 2009. De acordo com os resultados da avaliação, realizada pelo Ministério da Educação e divulgada nesta sexta-feira (14), de sete cursos da Unimontes, cinco receberam conceitos máximos – 4 ou 5 – . Um deles foi o curso de Ciências Contábeis do Campus de Salinas, avaliado com a nota 5, que teve a primeira turma graduada em janeiro de 2010.

Também alcançaram o conceito 5 no Enade/2009 os cursos de Administração e Direito. Receberam a nota 4 os cursos de Ciências Contábeis (campus-sede) e de Artes Teatro. Esses cursos também obtiveram conceitos máximos na edição 2006 do Enade.

O exame tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos desenvolvidos, os programas e suas habilidades e competências. O Enade/2009 compreende a avaliação realizada entre os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de 22 áreas de todo pais.

“Os resultados da avaliação promovida pelo MEC referenda a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade Estadual de Montes Claros. O bom desempenho no Enade também é conseqüência dos investimentos na qualificação do corpo docente dos avanços nas áreas de pesquisa e de extensão”, afirma a pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Anete Marília Pereira. “Também devemos destacar a participação dos nossos alunos, pois eles é que são avaliados diretamente”, complementa.

Os avanços dos cursos da instituição também são enaltecidos pelo reitor da Unimontes, professor João Canela. “Os métodos adotados pelo Enade são sólidos e demonstram a responsabilidade do Ministério da Educação para expressar a qualidade do ensino superior no Brasil. O sistema representa uma inovação nos polêmicos critérios de avaliação do ensino. Neste contexto, a Unimnonte se mostra competente, apresentando bons resultados na avaliação do MEC”, afirma o reitor.

“A proposta da Universidade Estadual de Montes Claros é manter a progressiva revitalização e adequação dos cursos de graduação no sentido de atender, de forma cada vez mais competente aos anseios da sociedade”, destaca o professor João Canela, cumprimentando toda comunidade acadêmica pelos bons resultados alcançados no Enade/2009.

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO – O Enade é uma avaliação do ensino superior adotada pelo MEC, em substituição ao antigo “Provão”. No sistema, são observados o conceito “Enade” (a nota propriamente dita), que considera o desempenho de ingressantes e concluintes juntos, através de provas sobre conteúdos específicos e formação geral; e o conceito “IDD” (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado), que avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. Além disso, a avaliação do MEC é integrada ainda pelo Conceito Preliminar do Curso, o CPC, que é definido com a soma de 40% da nota do “Enade”, 30% da nota do IDD e 30% da avaliação dos professores e infra-estrutura da instituição. Nas três avaliações, as notas vão de 1 a 5.