Além de permitir que o universitário conviva com as práticas da futura profissão, as empresas juniores propõem também o fomento às ações de responsabilidade social. Um exemplo deste vínculo entre experiência acadêmica e a promoção do bem estar é o projeto que a Metrus, empresa júnior do curso de Engenharia Civil da Unimontes, desenvolve com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Montes Claros).

Sob orientação dos professores da graduação, os integrantes da Metrus assumiram o desenvolvimento dos projetos elétrico, hidrossanitário e de combate a incêndio e pânico, além da elaboração do orçamento na construção do “Centro Dia”, na sede da APAE, no Bairro Jaraguá. A iniciativa coincide com as comemorações pela Semana Internacional da Síndrome de Down.

São 225 metros quadrados de área construída. O prédio estava em obras, que foram paralisadas há anos e por causa disso, a deterioração comprometeu a estrutura de alvenaria e as partes elétricas e hidráulicas, principalmente. O objetivo é oferecer melhor atendimento a 180 alunos que serão assistidos pelo Centro. Com espaços ambientados a partir da rotina que os alunos especiais têm em suas casas, o “Centro Dia” promoverá atividades diárias que associam corpo e movimento. Inicialmente, serão atendidos estudantes entre 18 e 59 anos, com respeito a todas as normas de acessibilidade.

APAE MetrusCentro

A obra está paralisada há anos e a estrutura sobreu alguns comprometimentos (fotos: Divulgação Metrus)

Daniel Durães, diretor de marketing da Metrus, explica que os entendimentos entre a empresa júnior e a APAE começaram em novembro último, após o contato de uma voluntária da Associação com a Universidade. No mês seguinte, os acadêmicos de Engenharia Civil visitaram o local para as obras e tiveram acesso às plantas arquitetônicas.

VIABILIDADE

Mais adiante, os universitários avaliaram a viabilidade para a participação da Metrus e assumiram o compromisso de elaboração dos projetos relacionados, considerando a dificuldade da APAE em contratar uma empresa já que sobrevive principalmente com doações e o trabalho de voluntários.

Os projetos serão entregues até setembro deste ano. Já o projeto arquitetônico foi elaborado por outra voluntária da APAE.

A elaboração dos projetos está diretamente associada aos conteúdos que os alunos desenvolvem em sala de aula do curso de Engenharia Civil. O projeto elétrico é tema da disciplina “Eletrotécnica Geral e Instalações Elétricas Prediais” (5º período). Já combate a incêndio/hidrossanitário é estudado na disciplina “Instalações Hidráulicas e Sanitárias Prediais” (6º período). Sobre orçamento, o projeto faz parte da disciplina “Custos e Orçamentos” (9º período).

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