Em setembro de 2020, pelo quarto mês consecutivo, o mercado formal de trabalho do Norte de Minas teve saldo positivo, com as admissões superando os desligamentos. A quantidade de empregos formais na região chegou a 169.035 e se aproximou do total de vínculos formais registrado em março passado (169.642), antes dos efeitos da crise gerada pela pandemia do Novo Coronavirus (Codiv-19).

O levantamento é do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (Gepad), vinculado ao Departamento de Ciências da Administração, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O OTNM divulgou o Boletim 04 sobre os efeitos da pandemia sobre o emprego formal no Norte de Minas e em Montes Claros.

As atividades do Observatório do Trabalho são coordenadas pelos professores professores Roney Versiani Sindeaux e Rogério Martins Furtado de Souza, do Departamento de Ciências da Administração.

De acordo com o estudo, em setembro, houve um acréscimo de 0,81% no total de trabalhos formais no Norte de Minas (de 167.683 para 169.035). No entanto, o saldo positivo de vínculos (1352) foi menor do que aquele gerado em agosto (1567).

Os responsáveis pelo levantamento lembram que todas as microrregiões do Norte de Minas registraram saldo positivo no mês, com as contratações superando os desligamentos. As microrregiões que mais contribuíram para esse montante positivo foram Montes Claros (884), Janaúba (211), Salinas (99) e Pirapora (54).

As microrregiões de Januária e Grão Mogol contribuíram com 49 e 33 contratações de saldo, respectivamente. A microrregião de Bocaiuva registrou o menor saldo no mês, com 22.

Em termos proporcionais, houve aumento do saldo nas contratações em relação ao mês anterior nas microrregiões de Grão Mogol (83,3%),Pirapora (28,6%) e Montes Claros (1,4%). No caso das microrregiões de Januária e Bocaiuva, houve uma redução de mais de 50% no saldo de vínculos formais gerados, em comparação ao mês de agosto e nas microrregiões de Salinas e Janaúba, a redução foi de mais de 25%.

Aumento em Montes Claros
Em setembro, o município de Montes Claros apresentou um saldo de 807 contratações a mais do que os desligamentos. Embora o número tenha sido inferior ao do mês de agosto (823), Montes Claros foi responsável por 53% das admissões e 59,7% dos desligamentos no mercado formal de trabalho na região durante aquele mês.

No município, os setores que mais contribuíram com esse resultado foram os de serviços (306), indústria (273) e comércio (131). O setor da construção apresentou saldo positivo de 84 vínculos e a agropecuária de 13. Esses números diferem dos dados de agosto, quando a indústria apresentou o maior saldo (268) seguido dos serviços (263) e do comércio (169). A construção gerou 97 novas contratações e a agropecuária 26.

Depois de Montes Claros, a cidade do Norte de Minas que apresentou o maior saldo no mercado formal de empregos em setembro foi Porteirinha – 75 admissões a mais do que os desligamentos.

O município norte-mineiro com maior saldo negativo da região no nono mês de 2020 foi Francisco Dumont, com 45 desligamentos a mais do que as admissões.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente