Uma caravana de 15 representantes de empreendimentos solidários do Norte de Minas viajou para a cidade de Santa Maria (RS), a fim de participar da 11ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária. O grupo conta com o apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ICPT), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O ônibus da delegação deixou o Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro no início da tarde desta terça-feira (07/07).
A feira de Santa Maria é o maior evento de Economia Solidária da América Latina. Ela constitui um grande espaço de articulação, debate, troca de idéias, experiências de comercialização solidária direta dos empreendimentos econômicos em áreas como agricultura familiar camponesa, agroindústrias familiares, catadores, povos indígenas e dos trabalhadores do campo e da cidade – em geral.
Sobre os norte-mineiros, oito municípios serão representados na feira do Rio Grande do Sul, todos integrantes de empreendimentos solidários que levam para a comercialização produtos da economia solidária como artesanato, medicamentos fitoterápicos e alimentos produzidos na agricultura familiar. Durante o evento, também haverá oficinas e capacitações sobre os empreendimentos de iniciativa cooperativista.
“A participação na Feira Latino-Americana será de fundamental importância para o fortalecimento da economia solidária. Os empreendedores terão a oportunidade de comercializar os seus produtos e interagir com outras pessoas de diversas partes do Brasil e de outros países da América Latina”, afirma a professora Edina Souza Ramos, coordenadora da ITCP/Unimontes
A incubadora é um projeto de extensão da universidade e que envolve também o departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. “Eles poderão divulgar suas práticas e obter conhecimento sobre outras experiências solidárias”, reforça a coordenadora.
Além da ITPC/Unimontes, a organização da viagem a Santa Maria conta também com o apoio da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários, do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG – Campus Januária), da Cáritas Diocesana, de Januária, e da Associação Juntos com Cristo (Asvec/Alvenor), entidades participantes do Fórum Regional de Economia Popular Solidária.
PRÊMIO PARA EMPRENDIMENTO DO NORTE DE MINAS
Durante a 11ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária, em Santa Maria, será entregue o Prêmio de “Boas práticas em Economia Solidária”, iniciativa conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE) e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). A cooperativa “Essências do Cerrado”, de Claro dos Poções (Norte de Minas), apoiada pela ITCP/Unimontes, será contemplada com o importante prêmio.
A cooperativa “Essências do Cerrado” produz e comercializa remédios naturais e complementos de alimentação alternativa.
SAIBA MAIS
A incubadora tecnológica de cooperativas populares da Unimontes é um projeto de extensão institucionalizado em 26 de março de 2007. É formado por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos de diversas áreas do conhecimento com o objetivo principal de fortalecer e contribuir para o desenvolvimento de novas formas de organizações econômicas (empreendimentos econômicos solidários), fundamentadas em valores humanos, sociais, culturais e ambientais.
O ITCP já atendeu 24 grupos de dez municípios do Norte de Minas, totalizando 300 famílias assistidas. Os cursos realizados são de processamento de frutas, granja, produção de ração, culinária, panificação, reciclagem, corte e costura e vídeo. A incubadora também participa de feiras e mostras.