Foi aberta nessa segunda-feira (13/02), à noite,  a 1ª Unicalourada/2012 da Universidade Estadual de Montes Claros, que objetiva o acolhimento dos 774 estudantes que ingressaram na instituição neste semestre. A solenidade de abertura, presidida pelo reitor João dos Reis Canela, foi realizada na quadra 1 do Centro Esportivo Reitor João Valle Maurício, no campus-sede. Além de integrantes da gestão superior e professores, o evento contou com a participação maciça dos calouros, que tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura  da universidade, através da exibição de vídeo institucional e  da apresentação de dados da instituição pelo próprio reitor.

A Unicalourada tem como principal meta substituir o antigo trote por práticas saudáveis, voltadas para a promoção a cidadania, buscando também a integração entre os alunos dos diferentes cursos de graduação. A partir desta quarta-feira, serão desenvolvidas diversas atividades solidárias, como visitas a instituições filantrópicas, plantio de mudas e doações de sangue junto ao Centro de Hemoterapia – Hemominas. As atividades são coordenadas pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão.

Nesta edição, a Unicalourada da Unimontes terá como novidade a realização da “Blitz Solidária”, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). A ação consiste no recolhimento de produtos alimentares não perecíveis e de agasalhos que serão doados às instituições filantrópicas da cidade como asilos e entidades que prestam assistência aos portadores do câncer.

Durante a solenidade de abertura,  o reitor João dos Reis Canela deu boas-vindas aos novos alunos, destacando o compromisso social da universidade. Ele destacou a importância da instituição no crescimento das pessoas, através da difusão do conhecimento. “A ferramenta mais perfeita para se promover o desenvolvimento”.

João Canela ressaltou que os calouros devem se sentir privilegiados por ingressarem numa universidade pública como a Unimontes. “Hoje, entre os jovens brasileiros de 18 a 24 anos, apenas 10% – cerca de 3 milhões chegam à universidade. E somente 35% deles entram em instituições públicas”.

unicalourada2012_

Calouras Viviane e Fabrícia falaram sobre importância de se estudar na Unimontes (Ascom)

EMOÇÃO – A convite do próprio reitor, as calouras Viviane Soares de Almeida (do curso de Educação Física) e Fabrícia Cardoso (Pedagogia) deram depoimentos sobre o significado do acesso à Unimontes. “Fazer parte do corpo de uma universidade pública como a Unimontes, sem dúvida, é uma grande conquista”, declarou Viviane. Já Fabricia Cardoso, muito emocionada, quase não conseguiu falar. “Nasci na zona rural de Luislândia (Norte de Minas) e achava  muito difícil entrar na universidade, mas consegui chegar até aqui”, afirmou Fabrícia.

Ainda durante o evento, a pró-reitora de Extensão, Marina Ribeiro Queiroz, ressaltou a relevância da Unicalourada para a recepção aos novos universitários e para o incentivo ás práticas solidárias. “É  muito importante essa acolhida para que possamos receber os nossos calouros de braços abertos”, afirmou Marina Queiroz.

Por sua vez, o presidente do Diretório Central do Estudantes (DCE), Vláder Teixeira Gonçalves, enalteceu o valor da Unicalourada por ser um “evento que promove a integração entre os estudantes e resulta em benefícios para a comunidade”.

Também participaram a pró-reitora de Ensino, Anete Marília Pereira, o pró-reitor de Pesquisa, Vicente Ribeiro Rocha  Júnior, a pró-reitora adjunta de Extensão, Jussara Maria Carvalho Guimarães e o coordenador da  CAE, Gilson José Fróes.

A programação da 1ª Unicalourada/2012 também vai se estender aos demais campi da Unimontes, nos quais serão envolvidos 287 calouros. Essas atividades nos campi vão acontecer durante o mês de março, com apresentação de vídeo institucional, mensagem do reitor e entrega do manual do acadêmico com todas as informações sobre a Universidade.

1ª Unicalourada 2012.

Período: de 13 de fevereiro até o final de março.

Mais informações: telefone (038) 3229 8163 ou na CAE/Pró-Reitoria de Extensão – sala 203, 2º andar do prédio da Reitoria (prédio 5 do campus-sede).

Confira Galeria de fotos