Professores Luciana Cordeiro e Cleuber Vieira, reitor Antonio Alvimar, vice-reitora Ilva Ruas e professores Francisco Louçã e Tânia Fialho (Fotos: Christiano Jilvan)

Em breve, a Unimontes e a Universidade de Lisboa desenvolverão uma parceria de cooperação técnica e acadêmica para a formação de professores em cursos de doutorado e pós-doutorado no país europeu. Outra iniciativa está na realização de seminários no Brasil e em Portugal para a apresentação das produções acadêmicas dos cursos de mestrado da Unimontes que estejam associadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Este foi um dos temas abordados na visita de cortesia do professor Francisco Louçã, do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa, ao reitor Antonio Alvimar Souza e à vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, da Unimontes, na manhã desta quinta-feira (28/11), no gabinete da Reitoria.

Professor Francisco Louçã

O pesquisador português, referência bibliográfica internacional e considerado um dos principais nomes em estudos políticos e econômicos sobre situações de crise, esteve acompanhado pelos professores Tânia Marta maia Fialho, Cleuber Vieira e Luciana Maria Costa Cordeiro, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE).

Louçã está no Brasil a convite do PPGDEE para a conferência “Estratégias Políticas e Econômicas de Portugal face à crise de 2014”, realizada nessa quarta-feira, com a participação de gestores públicos, empresários, professores, acadêmicos e pesquisadores. Também fez parte das bancas de dissertação de quatro mestrandos do mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial.

AMPLIAÇÕES

A minuta com a proposta de parceria já foi elaborada pelas duas instituições e recebeu o parecer favorável da Procuradoria-Geral da Unimontes. Para a efetiva aplicação prática, o próximo passo será a apreciação por parte do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) e do setor jurídico da universidade portuguesa.

Mais adiante, a cooperação poderá ser ampliada para o formato de convênio, com a proposta de intercâmbio docente, com professores da Unimontes ministrando disciplinas de pós-graduação na Universidade de Lisboa – e vice-versa –, além da produção conjunta de estudos sobre desenvolvimento em áreas como Ciências Sociais e Economia.

Ao agradecer a recepção da comunidade acadêmica da Unimontes, o professor Francisco Louçã falou do interesse do ISEG para colocar em prática a cooperação institucional. Sobre os trabalhos que pode avaliar no mestrado do PPGDEE, fez um elogio aos mestrandos. “Percebi que a qualidade dos trabalhos que avaliei tem o mesmo alto nível das grandes instituições europeias”, acrescentou, ao destacar que o viés dos estudos está em sintonia com a busca por soluções e respostas que a sociedade exige para os sistemas de produção e qualidade de vida.

“O momento é extremamente importante para consolidar a internacionalização da Unimontes, não somente pela perspectiva de capacitar melhor os nossos docentes numa das instituições mais importantes da Europa, mas, também, por vislumbrar a aplicação das pesquisas”, comentou o reitor Antonio Alvimar. Na sua avaliação, além interagir com a sociedade, as pesquisas podem mudar cenários e ajudar a dar respostas para as demandas mais urgentes.

“Estamos concentrados em desenvolver e ampliar os estudos com abordagem realmente sobre o que a sociedade apresenta como necessário”, completa a professora Tânia Marta Fialho, coordenadora do PPGDEE. Ela destacou que parceria com a Universidade de Lisboa deverá começar efetivamente no período de férias dos professores da Unimontes, com a permanência média de três meses na instituição européia para os estudos associados ao pós-doutorado.

TAGS:Gestão

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes