Visita oficial da visita do vice-governador seguiu todos os protocolos de segurança em tempos da pandemia do Novo Coronavírus (Foto: Ítalo Roberto)

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, cumpriu visita oficial ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, na tarde desta quarta-feira (22/7). Acompanhado de comitiva, participou de encontro com reitor Antonio Alvimar Souza, vice-reitora Ilva Ruas de Abreu e pró-reitores para conhecer a estrutura de ensino, pesquisa, extensão e de prestação de serviços da instituição, além das demandas para ampliar a qualidade do atendimento à população de cerca de 40% do território mineiro.

Com formação acadêmica nas áreas de Engenharia e Economia, o vice-governador revelou conhecer bem a realidade das universidades públicas e assumiu o compromisso de se tornar um dos interlocutores junto ao setor privado e aos organismos públicos para que a Unimontes possa se estabilizar do ponto de vista econômico e, mais adiante, ampliar seu campo de ação nas mais diversas áreas.

“Como professor de dedicação exclusiva por 12 anos, vivi a realidade acadêmica e o fascínio que ela nos proporciona, mas, ao mesmo tempo, revela dificuldades. A Unimontes é um instrumento do Governo do Estado para gerar o conhecimento. A interface com o setor privado e com o próprio serviço público tornou-se essencial no sentido de transformar ainda mais esta região, que tem tanto potencial”, destacou Paulo Brant.

Paulo Brant sugeriu a interlocução do Estado junto aos setores econômicos para incentivar a aplicação do conhecimento gerado pela Unimontes
(Fotos: Christiano Jilvan)

“O Governo tem nos ajudado muito até aqui. O diálogo é franco e transparente. Somos muito gratos a toda a equipe como olham e tratam a Universidade. Somos parceiros. O que for preciso para o Governo do Estado em nossa Universidade, estaremos à disposição, especialmente, na grande corrente pelo Norte de Minas, que depende muito do trabalho da Unimontes”, ressaltou o reitor, Antonio Alvimar.

Na oportunidade, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Rocha, representou a gestão superior para apresentar à comitiva a estrutura da Unimontes, em especial, a necessidade de apoio do Estado nas questões orçamentárias e no auxílio junto ao MEC para a conclusão final de todas as unidades das escolas técnicas do Programa Brasil Profissionalizado.

O vice-governador Paulo Brant recebeu do reitor Antonio Alvimar uma pauta com pedidos para suporte à Unimontes

ESTRATÉGICO

O vice-governador reconheceu que o papel do Estado é preponderante e estratégico e o vê representado pela Unimontes no Norte de Minas e nas demais regiões de sua abrangência. “Quero reiterar a importância que a Universidade tem para o Estado de Minas Gerais, principalmente neste momento que vivemos. A pandemia trouxe mais cedo, e de maneira aguda, as transformações que passaríamos na mudança de hábitos e na reorganização econômica”.

E completou: “o processo de transformação foi acelerado e o mundo de hoje vive a era do conhecimento. Sem ele, nenhuma sociedade vai se viabilizar; quem não dissemina o conhecimento, está fadado ao insucesso. O conhecimento é fascinante, gerado de maneira exponencial, mas é, ao mesmo tempo, desafiante. O grande desafio do relacionamento entre as universidades públicas, seus governos e o setor empresarial é fazer esta interface. A conexão ainda é frágil e estamos aqui para trabalhar por isto”.

A visita à Unimontes encerrou a agenda do vice-governador mineiro ao Norte de Minas. Durante o dia, ao lado do deputado estadual Arlen Santiago e de comitiva de autoridades militares e políticos, ele cumpriu visita aos municípios de Janaúba e São João da Ponte para tratar de questões relacionadas à agropecuária e irrigação e, em Montes Claros, também visitou os hospitais Dilson Godinho e Santa Casa antes de conhecer o campus-sede da Unimontes.

GALERIA DE FOTOS

Crédito das fotos: Christiano Jilvan e Italo Lopes / Unimontes

Relacionadas

Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais