A Universidade Estadual de Montes Claros apresenta um número duas vezes superior à média nacional no percentual de alunos matriculados nos cursos de mestrados e doutorados, o que evidencia a evolução conquistada nos programas de pós-graduação Stricto sensu. Este foi um dos dados apresentados pelo diretor de Programas e Bolsas no País, da Fundação-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professor doutor Geraldo Nunes Sobrinho, em visita ao campus-sede da Unimontes, nessa terça-feira (24/10).

Os números correspondem ao período de 2011-2016 e a evolução alcançada pela Unimontes é de 81%, enquanto a média nacional chega a 41%. Outro dado revelado pelo dirigente está na evolução de titulados. Nestes cinco anos, a Unimontes apresentou um crescimento de 56%. A média nacional no período, conforme o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), foi de 44%.

Confira

Esta foi a primeira vez que o executivo da CAPES visitou à sede da Unimontes. Geraldo Nunes participou de três momentos junto à comunidade acadêmica. No início da tarde, foi recebido pelo reitor, professor João dos Reis Canela, e integrantes da gestão superior no Salão dos Conselhos. O dirigente da Capes destacou os avanços alcançados pela Universidade em apenas 13 anos de atividades de pós-graduação Stricto sensu.

“MOTIVADO”

“Assumimos a função na Capes em meados de 2016 e a Unimontes e a USP são as primeiras instituições que visito. Estou absolutamente motivado em estar aqui ao reconhecer os desafios que foram cumpridos pela Unimontes, a partir de uma estratégia multicampi e com o atendimento prioritário à comunidade ao seu redor”, disse. Em determinado momento, Nunes se mostrou emocionado com a homenagem que recebeu pela Universidade. “Vejo na Unimontes os processos similares dos quais participei na construção da Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande, minha instituição de origem e interiorana com esta, que atravessou inúmeros desafios para fazer milagres através da educação”.

Visita Diretor Capes1

No encontro, o reitor João Canela destacou a ação da CAPES como uma agência diferenciada no trabalho conjunto com a comunidade acadêmica e científica, com a clara consciência do papel que representa na sociedade. “É extremamente valioso o acolhimento da CAPES com a pós-graduação da Unimontes, apoio traduzido em números consistentes que mostram a evolução nos mestrados e doutorados, na qualificação do corpo docente e na formação de profissionais”. O reitor observou como transitório o cenário de restrição orçamentária e manifestou o desejo para a retomada do funcionamento pleno de mecanismos que atendam os constantes anseios da comunidade acadêmica.

Pró-reitor de Pós-graduação, Hercílio Martelli Júnior destacou o currículo do professor Geraldo Nunes como “um histórico de atividades e missões, atualmente a serviço da CAPES, mas já com resultados expressivos no CNPq e na administração direta e indireta do Governo Federal”. Para a pró-reitora adjunta, professora Juliane Leite Ferreira, “a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nos dá a credibilidade para dar continuidade ao processo de evolução da pós-graduação da Unimontes, na qual já foram alcançadas 1,3 mil defesas de teses e dissertações”.

COORDENADORES

Visita Capes2017foto1Numa mesa redonda com os coordenadores dos 16 cursos de mestrados e três de doutorados da Unimontes, no auditório do prédio 6, o professor Geraldo Nunes reforçou os números alcançados pela instituição na última avaliação quadrienal da Capes, com a manutenção da estabilidade dos conceitos na maioria dos programas de pós-graduação (3) e o aumento da nota em 21,6% dos programas, como o conceito 6 na área de Ciências da Saúde, que passa a ser considerado de excelência nacional e internacional.

“Os números são bem impressionantes se considerarmos que a pós-graduação Stricto sensu na Unimontes é relativamente nova, com apenas 13 anos de existência e já com a oferta de 19 cursos”, explicou. Nunes destacou, também, as parcerias com o Governo do Estado de Minas Gerais e a Fapemig no fomento à pós-graduação.

Ele ressaltou como grande conquista o conceito seis alcançado pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde, que passa a ter acesso ao Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) – uma dotação orçamentária para os investimentos em bolsas, custeios e infraestrutura nos mestrados/doutorados com conceitos 6 e 7.

Foram apresentados dados, também, relacionados ao organograma da CAPES, avaliação, acesso e disseminação da produção científica, indução de políticas de estímulo, as modalidades de apoio, descrição dos dados sobre a concessão de bolsas e utilização de cotas, internacionalização acadêmica, cooperação empresarial, colaboração entre países e o impacto das publicações científicas.

PIBID – Ainda no auditório do prédio 6, o diretor da Capes participou de mais uma interação. Ele ouviu os professores e acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), que reivindicam do Ministério da Educação a manutenção do Programa em 2018. A coordenadora institucional do Programa pela Unimontes, professora Silvana Diamantino, destacou que, com dois mil beneficiados entre alunos dos cursos de Licenciatura, com atuação em 183 escolas conveniadas, a Unimontes é a instituição com o maior número de bolsistas do Pibid no País.

“Compreendemos o pleito e o quanto a educação de base é importante na formação do futuro profissional. Mas por questões normativas, a Capes não responde pela execução do PIBID, que está vinculado diretamente à Secretaria Executiva, do Ministério da Educação”, explicou o dirigente.