A Universidade Estadual de Montes Claros recebeu no campus-sede, na tarde desta quarta-feira (31/5), a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa. Junto com comitiva, ele conheceu as dependências do Restaurante Universitário e se reuniu com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, no gabinete da Reitoria, quando destacou ações do Estado que estão em andamento a partir do envolvimento da Universidade.
“Pela posição estratégica que possui e, especialmente, pela solidez, a Unimontes é reconhecida como uma “grande jóia” para o Estado de Minas Gerais, com uma capacidade significativa de representá-lo nos mais diversos projetos estruturantes para as regiões de sua abrangência”, pontuou Miguel Corrêa, que viajou até Montes Claros para a apresentação do programa Minas Digital para prefeitos e secretários do Norte de Minas. Nesta quinta-feira (1º/6), ele acompanha na cidade o governador Fernando Pimentel na nova etapa dos Fóruns Regionais – Território Norte.
STARTUP UNIVERSITÁRIO
Miguel Corrrea adiantou que, no âmbito do Minas Digital, o projeto Startup Universitário terá a Unimontes como referência para o fomento do empreendedorismo e inovação, que são: apoio às ações de cultura empreendedora de acadêmicos e professores e, ainda, a transferência de tecnologia, com o suporte a projetos científicos com potencial para originar startups e negócios de alta tecnologia.
O secretário esteve acompanhado dos subsecretários de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira; do superintendente de ensino superior, Euler Darlan Neves; e do chefe de gabinete da Sedectes, Marcelo Velloso. O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professor Roney Versiani Sindeaux, e a chefe de gabinete, Denise de Oliveira Lima, também participaram do encontro.
Durante a reunião, o reitor ressaltou que, mesmo diante de um cenário de restrições, Unimontes tem conseguido avanços graças ao apoio recebido do Estado. “Dentro do que está sendo possível, a Universidade tem contado com todas as credenciais necessárias para registrar avanços significativos”, declarou.
O professor João Canela destacou estão em andamento 34 obras físicas incluindo as escolas do Programa Brasil Profissionalizado e as construções e ampliações no diversos campi da Unimontes e no Hospital Universitário Clemente de Faria – com perspectiva de entrega em um período de até 12 meses.
Observou, também, as melhorias alcançadas na própria vocação da Unimontes, na educação superior e no ensino profissionalizante, com o andamento do Concurso Público para Professor, que mudou a realidade quanto ao vínculo efetivo dos docentes. “Atualmente, 80% de nossos professores alcançaram a estabilidade funcional com a realização do certame”, observou.
RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Recepcionado pelo reitor João Canela e pelo vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE Unimontes), o secretário Miguel Corrêa conheceu as dependências do Restaurante Universitário, cujo espaço passa por obras de ampliação física.
O projeto permitirá dobrar a capacidade de atendimento/dia. Atualmente, mil pessoas em média utilizam diariamente o espaço para almoço e jantar.