O professor Antonio Luiz Barbosa Pinheiro, consultor das principais agências de fomento à pesquisa do País, cumpriu visita acadêmica ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros na quinta (9) e na sexta-feira (10/4) últimas. O convite foi formalizado pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor Hercílio Martelli Júnior, e teve como objetivo fortalecer as propostas da Unimontes para novos programas de pós-graduação Stricto sensu, a participação dos programas em editais de financiamento de pesquisas e de capacitação profissional no exterior, bem como dar visibilidade às ações dos mestrados e doutorados já existentes.
Para abordagem dos temas, o professor Pinheiro esteve reunido com professores e pesquisadores dos programas de mestrado e doutorado da Unimontes – próprios e interinstitucionais.
“O fortalecimento dos programas de pós-graduação só será concreto a partir de linhas de pesquisa bem definidas, publicações e produções qualificadas e experiências na orientação de pessoal, tudo ao mesmo tempo. Definitivamente, estes são os pontos considerados nos comitês [dos organismos de fomento] para aprovação de propostas”, pontuou o visitante.
“PRODUZIR COM QUALIDADE”
Antônio Luiz Pinheiro ressaltou a necessidade permanente de os programas de pós-graduação Stricto sensu estarem dotados de “grupos de pesquisa fortes e consolidados e com o respaldo da gestão superior” para produzir com qualidade. Outro aspecto defendido por ele é a adoção de critérios de avaliação por parte dos colegiados dos mestrados e doutorados, de forma que os artigos e trabalhos que comporão as teses sejam sempre publicados antes da defesa. “Não há dissertação ou tese boa se não há publicação científica das mesmas”, disse.
Ainda no encontro, ele destacou que, cada vez mais, as instituições de fomento consideram os fatores de impacto de pesquisas e estudos para a aprovação de financiamentos. “Esta influência vem desde o projeto de concepção do estudo”, disse.
Na sexta feira, no período da tarde, o Reitor da Unimontes, Professor João dos Reis Canela recebeu o pesquisador para uma conversa e exposição da pesquisa e da pós-graduação no âmbito da Universidade.
O professor Antônio Luiz Pinheiro é titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do CA do CNPq, pesquisador 1 da mesma agência e está entre as principais referências mundiais em estudos da aplicação do laser na área da saúde. Atua como consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), além de agências de fomento à pesquisa de pelo menos cinco estados brasileiros. É autor de mais de 180 artigos científicos indexados, membro do Conselho Editorial de mais de 30 revistas científicas e orientador de inúmeras dissertações, teses e supervisões de pós-doutorado.