Universidade é o farol do desenvolvimento do Norte de Minas

O reitor da Unimontes professor Antônio Alvimar Souza, em mensagem dirigida à comunidade acadêmica esta semana, ressalta que a instituição mantém as suas atividades no período de quarentena por conta das medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavírus (Codiv-19), por meio do teletrabalho. A mensagem foi gravada em vídeo e publicada nas mídias digitais oficiais da Universidade, voltada para os professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados, tanto do campus-sede e demais unidades, como do Hospital Universitário Clemente de Faria.

Ele salienta que, por conta da pandemia do Novo Coronavirus, “estamos vivendo um momento atípico em nosso país e no mundo. É um momento que tem exigido de nós cautela, sabedoria e paciência para os grandes enfrentamentos”, pontua.  “A Unimontes, nesse tempo, tem se preocupado com os estudantes, professores e servidores. Paras isso, estamos em sistema de teletrabalho, que envolve todo o corpo técnico-administrativo. Nossos estudantes estão em tratamento especial nesse momento”, destaca o professor Antônio Alvimar.

IMPEDIR PREJUÍZOS

O reitor ressalta que a instituição vem se esforçando para impedir quaisquer prejuízos para a comunidade acadêmica.  “Para isso, a universidade tem se preocupado em manter suas atividades acadêmicas em tratamento especial. Que nenhum professor fique sem salário, que  nenhum professor tenha corte em sua folha de pagamento. Que nenhum contrato seja suspenso nesse momento. A suspensão ou cancelamento do semestre implicaria no cancelamento de muitos contratos de designação, de muitos contratos de pessoas que prestam serviços para a universidade”, explica o professor Alvimar.

“Nós tivemos a oportunidade de a universidade oferecer ao estudante condições para manter o seu vinculo de permanência na universidade. Estamos fazendo todo o esforço para não quebrar nosso vinculo acadêmico. A quebra do vinculo acadêmico pode significar a desistência, a evasão. Então, mantemos o estudante e o professor ligados à Universidade. Este é o momento que exige de nos compreensão”, observou.

O reitor lembrou que a instituição precisa atravessar o atual momento “com sabedoria, com vida, com sobriedade e com equilíbrio. “Conclamamos a comunidade acadêmica para a criatividade nesse momento. Vamos transpor as dificuldades com fé, coragem e determinação. Com certeza, a universidade tem um reitor que rema na frente dessa nau para que ela não vá às pedras. Se existem aqueles que aqueles que gostariam que nesse momento o caos fosse instaurado, saibam que nos temos uma gestão que deseja o melhor para a universidade. Para frente universidade.  Para frente Unimontes. Esta página será bem escrita e bem escrita por nós”, assegurou..

Ainda na oportunidade, o reitor Antonio Alvimar Souza parabenizou todos os integrantes da comunidade acadêmica que se esforçam nas atividades na universidade e no enfrentamento da Covid-19.

“Parabéns a todos os professores, coordenadores, servidores   e aos estudantes que se colocam na frente de batalha da universidade, para que a universidade cumpra de fato o seu papel: ser o farol do desenvolvimento do Norte de Minas”, concluiu o professor Antônio Alvimar.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros