“O foco da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) é a Inovação e, neste contexto, esclareço que a nossa política pública para ações tecnológicas são delineadas por um novo conceito educacional. Um conceito de novas posturas e ideias, empreendedorismo e ações que promovam de fato o desenvolvimento e o conhecimento”. Este foi o comentário do subsecretário de Ensino Superior de Minas Gerais, Márcio Rosa Portes, durante a abertura oficial do I Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica, nesta quinta-feira (25/6).

O evento é uma promoção do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros. A Unimontes é uma das instituições pioneiras na oferta de cursos técnicos e tecnológicos no Norte de Minas e em outras regiões de sua atuação. O CEPT se tornou a maior escola de Educação Profissional; desde 1992 já formou mais de 20 mil técnicos em diversas áreas, especialmente, em saúde pública.

A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que ressaltou a importância da Educação Profissional e Tecnológica e o papel da Universidade na formação dos professores e capacitação dos alunos. “Vivemos uma nova dimensão do nosso Centro de Educação Profissional e Tecnológica e reconhecemos a necessidade de alinharmos à política tecnológica vigente, afinal, as mudanças são contínuas e os cursos e os métodos de formação precisam ser revistos para que a população tenha acesso ao ensino de qualidade e inovador”, disse o reitor.

O professor João Canela agradeceu ainda o apoio da Sectes e informou que a Unimontes está aberta às mudanças bem direcionadas para evolução dos cursos de educação profissional e tecnológicos.

PRONATEC: 2 MIL VAGAS

Simposiocept1 destaquePara o diretor do CEPT, professor Geraldo Antônio dos Reis, as perspectivas para a Educação Profissional e Tecnológica são positivas com previsão de investimentos para o setor em curto prazo no âmbito da Unimontes. Ele destacou a oferta do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Governo Federal –, no qual a Unimontes tem assegurada a oferta de duas mil vagas para a formação e qualificação de jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

“Os entendimentos com o MEC foram feitos para a atualização das planilhas e, no segundo semestre, poderemos ofertar os cursos pelo Pronatec a partir critérios técnicos. A iniciativa é de extrema importância e contemplará as necessidades da região”, pontuou o professor.

O I Simpósio teve a participação direta do pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto e da coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Unimontes, professora Úrsula Adelaide de Lélis. O encontro reuniu também professores, alunos, prefeitos, empresários e parceiros.

Após a abertura oficial foi realizada a primeira mesa redonda, com analisa das “Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica e o cenário do trabalho no Norte de Minas” conduzida pelo subsecretário Márcio Rosa Portes, pela Superintendente de Ensino Tecnológico de Minas Gerais, Sheila Venâncio Pereira, e pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiane Sindeaux.

A segunda mesa redonda teve a temática “Tecnólogo: competências para o fomento da produção e para o desenvolvimento social sustentável” conduzido pelo Analista de RH da Empresa Vallée, Abílio Carnielli Filho, e pelo diretor do CEPT, professor Geraldo Reis.

A programação prossegue durante todo o dia com oficinas sobre “Demandas setoriais pela formação profissional e tecnológica”.