Presidente Nelson Missias e o eleito Gilson Lemes reforçam interesse do Tribunal para criar novos convênios de alcance social

Presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, e o eleito Gilson Lemes
(Foto: Cecília Perdezoli | TJMG)

A Universidade Estadual de Montes Claros e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) poderão formalizar, em breve, uma série de parcerias institucionais que incluirá, dentre outros pontos, o desenvolvimento de pesquisas, a oferta de cursos Stricto sensu para magistrados e a ampliação da oferta de estágios para várias graduações.

O assunto foi pauta de reunião entre o reitor Antonio Alvimar Souza com o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais. Como o processo de transição de gestões já foi iniciado no Tribunal, o presidente eleito para o biênio 2020/2022, desembargador Gilson Soares Lemes, também participou. Em tempos de pandemia com restrição de eventos presenciais, o encontro aconteceu por chamada de vídeo, na noite dessa terça-feira (2/6).

A maior aproximação entre o TJMG e a Universidade tem como incentivo a bem sucedida parceria firmada entre as duas instituições em parte do financiamento para a realização dos diagnósticos da Covid-19 no Laboratório de Pesquisa em Saúde, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). Foram disponibilizados pelo Tribunal cerca de R$ 162 mil para custeio de equipamentos, insumos e EPI’s para a testagem do Novo Coronavírus no Norte de Minas, o que terá início nos próximos dias.

“Da nossa parte, é uma enorme satisfação fortalecer este braço social do TJMG; ir onde a sociedade realmente está. As parcerias que dão resultado, especialmente num esforço muito grande de superação neste momento de pandemia, merecem a nossa atenção para que possam ser ampliadas”, observou o desembargador Nelson Missias.

O presidente Nelson Missias sugeriu ao reitor a interação com os setores do TJMG para identificar demandas para novas cooperações (Foto: Christiano Jilvan | Ascom)

O presidente do TJMG sugeriu que, nos próximos dias, a Unimontes faça uma interação com os diversos segmentos do Tribunal para identificar demandas e, logo a seguir, oficialize um documento para apresentar as possibilidades de propostas de parcerias, de termos de cooperação e de convênios. “Pretendemos analisar o quanto antes as possibilidades de acordo e que possamos formalizar o mais rápido possível o que estiver ao alcance conjunto de nossas instituições”, completou o presidente.

O desembargador Gilson Lemes destacou que o trabalho social do TJMG associado às universidades tem sido uma das pautas nesta transição e terá continuidade nos próximos anos, o que torna estratégico este novo contato com a Unimontes. “Estou muito disposto a dar continuidade a uma gestão tão ativa. Vamos analisar com a maior atenção a possibilidade de convênios que o Tribunal pode viabilizar de agora em diante com a Universidade Estadual de Montes Claros”.

Desembargador Gilson Lemes destacou ao reitor Antonio Alvimar o interesse da nova gestão para manter parcerias de cunho social (Foto: Andrey Librelon)

O acordo mais próximo de viabilidade está na assinatura, nas próximas semanas, do convênio para o “Mutirão de Sentenças” entre a Unimontes e os Juizados Especiais (JESP’s).

POSSIBILIDADES

Dentre os projetos já idealizados pelo TJMG para nova parceria com a Unimontes está a realização de uma pesquisa sobre a história da comarca de Montes Claros, criada ao final do século XIX; a viabilidade de oferta do mestrado instrumental para magistrados; a ampliação do campo de estágios no TJMG e no Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para acadêmicos além da área do Direito (Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Engenharias, Medicina e Serviço Social) e a parceria com os programas de mestrado e de doutorado em perícias judiciais e técnicas.

Unimontes e TJMG trabalham juntos, ainda, no estudo de viabilidade de convênio para investimentos no novo biotério da Universidade, em fase final de conclusão em espaço interno do HUCF. A proposta é de criação de um banco de DNA na realização de testes para a Polícia Civil na investigação de crimes e, também, em ações de paternidade e nas perícias de família junto à Justiça.

“Temos a possibilidade de unir o papel estratégico de nossas instituições: o Estado colaborar com o próprio Estado. Mesmo com todos os desafios neste momento, estamos bem satisfeitos com esta aproximação e com o reconhecimento do TJMG em acreditar no trabalho de responsabilidade social da Unimontes, com a possibilidade de criar uma série de novas parcerias, bem palpáveis”, pontuou o professor Antonio Alvimar.

O reitor divulgou um breve relato dos números oficiais da Universidade, que conta atualmente com 11 mil alunos matriculados, 56 cursos de graduação e 18 mestrados e doutorados e responde pela gestão do HUCF, com quase 600 mil procedimentos anuais com atenção especial à população do Norte de Minas. Ainda na oportunidade, fez uma reverência ao presidente do Foro de Montes Claros, juiz Evandro Cangussu Melo, quem intermediou o encontro.

TAGS:Gestão

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”