Presidente Nelson Missias e o eleito Gilson Lemes reforçam interesse do Tribunal para criar novos convênios de alcance social

Presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, e o eleito Gilson Lemes
(Foto: Cecília Perdezoli | TJMG)

A Universidade Estadual de Montes Claros e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) poderão formalizar, em breve, uma série de parcerias institucionais que incluirá, dentre outros pontos, o desenvolvimento de pesquisas, a oferta de cursos Stricto sensu para magistrados e a ampliação da oferta de estágios para várias graduações.

O assunto foi pauta de reunião entre o reitor Antonio Alvimar Souza com o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais. Como o processo de transição de gestões já foi iniciado no Tribunal, o presidente eleito para o biênio 2020/2022, desembargador Gilson Soares Lemes, também participou. Em tempos de pandemia com restrição de eventos presenciais, o encontro aconteceu por chamada de vídeo, na noite dessa terça-feira (2/6).

A maior aproximação entre o TJMG e a Universidade tem como incentivo a bem sucedida parceria firmada entre as duas instituições em parte do financiamento para a realização dos diagnósticos da Covid-19 no Laboratório de Pesquisa em Saúde, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). Foram disponibilizados pelo Tribunal cerca de R$ 162 mil para custeio de equipamentos, insumos e EPI’s para a testagem do Novo Coronavírus no Norte de Minas, o que terá início nos próximos dias.

“Da nossa parte, é uma enorme satisfação fortalecer este braço social do TJMG; ir onde a sociedade realmente está. As parcerias que dão resultado, especialmente num esforço muito grande de superação neste momento de pandemia, merecem a nossa atenção para que possam ser ampliadas”, observou o desembargador Nelson Missias.

O presidente Nelson Missias sugeriu ao reitor a interação com os setores do TJMG para identificar demandas para novas cooperações (Foto: Christiano Jilvan | Ascom)

O presidente do TJMG sugeriu que, nos próximos dias, a Unimontes faça uma interação com os diversos segmentos do Tribunal para identificar demandas e, logo a seguir, oficialize um documento para apresentar as possibilidades de propostas de parcerias, de termos de cooperação e de convênios. “Pretendemos analisar o quanto antes as possibilidades de acordo e que possamos formalizar o mais rápido possível o que estiver ao alcance conjunto de nossas instituições”, completou o presidente.

O desembargador Gilson Lemes destacou que o trabalho social do TJMG associado às universidades tem sido uma das pautas nesta transição e terá continuidade nos próximos anos, o que torna estratégico este novo contato com a Unimontes. “Estou muito disposto a dar continuidade a uma gestão tão ativa. Vamos analisar com a maior atenção a possibilidade de convênios que o Tribunal pode viabilizar de agora em diante com a Universidade Estadual de Montes Claros”.

Desembargador Gilson Lemes destacou ao reitor Antonio Alvimar o interesse da nova gestão para manter parcerias de cunho social (Foto: Andrey Librelon)

O acordo mais próximo de viabilidade está na assinatura, nas próximas semanas, do convênio para o “Mutirão de Sentenças” entre a Unimontes e os Juizados Especiais (JESP’s).

POSSIBILIDADES

Dentre os projetos já idealizados pelo TJMG para nova parceria com a Unimontes está a realização de uma pesquisa sobre a história da comarca de Montes Claros, criada ao final do século XIX; a viabilidade de oferta do mestrado instrumental para magistrados; a ampliação do campo de estágios no TJMG e no Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para acadêmicos além da área do Direito (Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Engenharias, Medicina e Serviço Social) e a parceria com os programas de mestrado e de doutorado em perícias judiciais e técnicas.

Unimontes e TJMG trabalham juntos, ainda, no estudo de viabilidade de convênio para investimentos no novo biotério da Universidade, em fase final de conclusão em espaço interno do HUCF. A proposta é de criação de um banco de DNA na realização de testes para a Polícia Civil na investigação de crimes e, também, em ações de paternidade e nas perícias de família junto à Justiça.

“Temos a possibilidade de unir o papel estratégico de nossas instituições: o Estado colaborar com o próprio Estado. Mesmo com todos os desafios neste momento, estamos bem satisfeitos com esta aproximação e com o reconhecimento do TJMG em acreditar no trabalho de responsabilidade social da Unimontes, com a possibilidade de criar uma série de novas parcerias, bem palpáveis”, pontuou o professor Antonio Alvimar.

O reitor divulgou um breve relato dos números oficiais da Universidade, que conta atualmente com 11 mil alunos matriculados, 56 cursos de graduação e 18 mestrados e doutorados e responde pela gestão do HUCF, com quase 600 mil procedimentos anuais com atenção especial à população do Norte de Minas. Ainda na oportunidade, fez uma reverência ao presidente do Foro de Montes Claros, juiz Evandro Cangussu Melo, quem intermediou o encontro.

TAGS:Gestão

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros