O vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, recebeu recentemente visita de cortesia de representantes do município de Carlos Chagas, no Vale do Mucuri. Na oportunidade, eles apresentaram sugestão de novas parcerias entre a administração e a Universidade para a ampliação da oferta de atividades de ensino superior naquela localidade.

Estiveram presentes o secretário municipal de Educação, Áureo Eustáquio de Lima Coutinho, e as professoras Edione Franco da Rocha Alves e Eudilene Virgínia Lisboa Jardim, coordenadora e tutora do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Carlos Chagas, respectivamente. Dentre as demandas sugeridas está a implantação de atividades de educação para o setor agrícola, um dos pilares da economia do município.

Para o vice-reitor, o interesse manifestado pelo próprio município já favorece a adoção de um estudo de viabilidade para a criação de novos cursos em Carlos Chagas, uma vez que as iniciativas já desenvolvidas pela Unimontes beneficiam, também, os habitantes das cidades circunvizinhas.

Ele lembra que, ao longo dos anos, a Unimontes tem desenvolvido parcerias bem sucedidas com as administrações municipais em Carlos Chagas, como a oferta de cursos superiores: Normal Superior, Pedagogia, História, Ciências Biológicas e Letras Português, além do recente anúncio da oferta do curso gratuito de pós-graduação Lato sensu a distância em Gestão Ambiental e Supervisão Educacional, com 50 vagas em cada área, pelo Centro de Educação a Distância da Unimontes (CEAD).

Por sua vez, o secretário Áureo de Lima Coutinho destacou que a necessidade de melhor qualificação profissional é permanente e, por isso, diante de consulta à comunidade, são apresentadas novas demandas à Unimontes para analisar a possibilidade de criação de mais cursos no município.

“Diante do sucesso da parceria na execução dos cursos de graduação e pós-graduação com a Unimontes, uma das instituições mais renomadas em nosso Estado, solicitamos um estudo de viabilidade para a implantação do curso de graduação em Educação Especial”, disse o secretário, ao reproduzir o ofício assinado pelo prefeito, Acássio Vieira de Azeredo, encaminhado à Reitoria da Unimontes.

Outra necessidade, segundo os representantes, seria a criação dos cursos em Agronomia e Área Agrícola e a complementação em Língua Portuguesa – para os graduados em Letras Espanhol.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia