“Precisamos abraçar a universidade e nos comprometer com a instituição como um fator de desenvolvimento e de superação das dificuldades da nossa região. Isso é um papel de todos nós”. O chamamento foi feito pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Antonio Alvimar Souza, durante reunião com os deputados federais e estaduais com base no Norte de Minas, na manhã desta segunda-feira (18/3).

Realizado no Salão dos Conselhos (prédio da Reitoria), o encontro teve como objetivo a apresentação da estrutura da Unimontes para as bancadas norte-mineiras (federal e estadual), uma forma de propor o alinhamento em busca de ações conjuntas de crescimento da instituição. Foram apresentas as atividades de ensino, pesquisa, extensão e serviços. Além disso, os deputados receberam documento com as principais demandas da Universidade.

A reunião contou com as presenças dos deputados federais Marcelo Freitas e Paulo Guedes e dos deputados estaduais Leninha de Souza e Virgílio Guimarães. Os deputados estaduais Carlos Pimenta, Tadeu Martins Leite e Zé Reis e o federal Padre João enviaram representantes. Além do reitor e da vice-reitora Ilva Ruas Abreu, participaram pró-reitores, diretores de Centro e outros representantes da gestão superior da Unimontes.

Com a iniciativa, a Universidade dá continuidade ao trabalho de busca de parcerias com todos os segmentos da sociedade, lideranças políticas e classistas, agências de fomento, órgãos governamentais e outras instituições públicas e privadas, visando o seu bom funcionamento e a viabilidade de recursos para ampliar o atendimento às demandas da comunidade e intensificar de suas ações no campo do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. A Unimontes, também, trabalha em consonância com o Governo do Estado para o desenvolvimento sustentável de suas atividades.

OPORTUNIDADE

Agradecendo aos parlamentares pelo atendimento ao convite da instituição, o reitor Antonio Alvimar Souza ressaltou a oportunidade de estreitamento das relações com os deputados na condição de legítimos representantes da população regional junto às esferas governamentais. Também destacou a proposta da gestão atual da Unimontes de “universidade aberta e transparente, em constante diálogo com a sociedade”.

Reuniao parlamentares

“A nossa intenção é fazer com que as pessoas venham até a universidade e, também, permitir que a universidade possa ir a outros espaços”, observou Alvimar. Lembrou que uma das principais propostas da instituição é ouvir as demandas da comunidade ao seu redor.

Outra meta foi mostrar o papel da instituição de ensino superior no processo de desenvolvimento da sua área de atuação e do Estado. “A Unimontes tem uma tarefa muito importante, que é contribuir para o desenvolvimento de uma região, que tem várias carências. São necessidades que precisam ser superadas”, enfatizou o professor Alvimar. “A universidade tem como foco maior as pessoas”, concluiu.

A vice-reitora Ilva Ruas Abreu enalteceu o trabalho da Unimontes como “espaço de formação e de qualificação de recursos humanos e de produção do conhecimento”, ressaltando que a instituição procura mais apoio em busca de sua consolidação. Ainda durante o encontro, os pró-reitores abordaram ações que podem ser implementadas para o fortalecimento do trabalho da universidade.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia