Trinta e sete segmentos estiveram representados na reunião preparatória do Norte de Minas para o fórum Minas pela Ciência (FOTOS: Christiano Jilvan | Ascom Unimontes)

A comunidade científica e os representantes da sociedade civil pretendem apresentar uma pauta unificada como sugestões do Norte de Minas no processo de elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O acordo neste sentido foi alinhado na tarde da última sexta-feira (6/3), durante a reunião preparatória realizada no Salão de Conselhos, da Unimontes, para o fórum técnico “Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”. Participaram cerca de 60 pessoas de 37 segmentos da região.

Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas gerais (ALMG), o Fórum Técnico acontecerá no próximo dia 16/3, a partir das 8 horas, no campus-sede da Unimontes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line (http://bit.do/Forum_moc). Além do Norte de Minas, serão mais oito eventos regionais até a realização do encontro estadual, em maio, em Belo Horizonte. O objetivo é discutir e levantar demandas e subsídios para a elaboração da Lei Estadual de Inovação.

O encontro prévio foi organizado conjuntamente pela Unimontes, Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Federal do Norte de Minas e regional mineira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

ESTRATÉGIA

Vice-reitora Ilva Ruas (Unimontes) e o professor Luciano Mendes Filho (SBPC -Minas)

“É muito importante mostrar como a ciência e a tecnologia estão além da academia e precisam do envolvimento da sociedade para ter o reconhecimento estratégico em termos de investimentos, estrutura, reconhecimento profissional e desenvolvimento econômico e sustentável”, disse a vice-reitora da Unimontes, professora Ilva Ruas de Abreu, ao final da reunião preparatória, como agradecimento pela expressiva representatividade.

O professor Luciano Mendes de Faria Filho, da Faculdade de Educação da UFMG e secretário regional da SBPC para Minas Gerais, fez a condução dos trabalhos. Apresentou um breve resumo de como funciona a dinâmica do fórum e de sua importância estratégica para o Norte de Minas. “Dos nove eventos, somente dois acontecerão na porção Norte do Estado. É preciso aumentar esta representatividade e, com o fórum técnico, temos a oportunidade de adensar a discussão e associar os projetos regionais a um plano estadual de desenvolvimento específico para a ciência e tecnologia”, explicou.

PÁGINA DO EVENTO
LINK PARA INSCRIÇÕES GRATUITAS

Segundo Luciano, no Fórum Técnico de Montes Claros serão definidos 20 delegados para representar o Norte de Minas no fechamento estadual, nos dias 30 e 31 de maio, na sede da ALMG. A proposição do fórum é da presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputada Beatriz Cerqueira.

Rafael Sá, da AGRO-NM, sugeriu atenção às discussões sobre escassez hídrica

Representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas (AGRO-NM), Rafael Sá sugeriu que o evento regional tenha, dentre outras prioridades, uma discussão específica de como a ciência pode ser aplicada na convivência com a escassez hídrica. “Temos esta problemática como limitante da produção, praticamente em todos os segmentos”. Professor do ICA/UFMG, Paulo Sérgio Lopes alertou sobre a importância para que as abordagens sejam elaboradas em afinidade aos eixos temáticos propostos pela ALMG.

Secretário-executivo da Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas (Fundetec), Haroldo de Moraes Lopes defende a maior visibilidade e participação do Ecossistema de Inovação já existente no Norte de Minas (grupo formado por várias instituições para desenvolvimento e visibilidade dos projetos de inovação). Já José Carlos Fialho de Resende, pesquisador da Epamig, entende que as temáticas específicas sobre sustentabilidade sejam prioritárias nas demandas regionais.

Encontro prévio ao Fórum foi realizado no Salão dos Conselhos da Unimontes

PROGRAMAÇÃO – DIA 16 DE MARÇO
Auditório do prédio 6 – campus da Unimontes (manhã)
Auditório do prédio 2 – campus da Unimontes (tarde)

8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h45 – Palestra de contextualização: professora Sara Antunes de Souza, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Unimontes)
10h30 – Apresentação da metodologia dos Grupos de Trabalho
10h45 – Formação dos Grupos de Trabalho

Grupo 1
Subeixo 1: Estrutura da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais
Subeixo 4: Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Criativas

Grupo 2
Subeixo 2: Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social
Subeixo 3: Biomas e Bioeconomia, Água, Energia, Mineração, Agropecuária e Agricultura Familiar

12h30 – Intervalo

14h – Continuação dos Grupos de Trabalho
18h – Encerramento

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária