A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, sinalizou a possibilidade de manutenção integral dos recursos para o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em universidades públicas em 2016.

O assunto foi discutido durante a reunião administrativa mensal da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), na tarde de quarta-feira (24/2), em Brasília/DF. O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, esteve presente.

O diretor de Educação a Distância da Capes, professor Jean Marc Mutzig, participou da reunião com dirigentes de 17 das 31 instituições filiadas à Abruem e analisou a reivindicação dos reitores sobre a pauta. Já nesta sexta-feira (26/2), a Abruem encaminhou um ofício ao presidente da Capes, Carlos Afonso Nobre, com o relatório detalhado sobre as ações do PIBID em cada instituição – e os seus alcances positivos justificando a importância da manutenção integral dos recursos em 2016.

No ano passado, segundo relatório da Abruem à Capes, o Governo Federal sinalizou a possibilidade de redução de repasses entre 50% e 80%, o que poderia afetar diretamente na estabilidade do quadro discente, assim como as atividades curriculares das licenciaturas – até mesmo com o fechamento de cursos.

“A Unimontes reitera a inovação que o PIBID proporciona às licenciaturas, sobretudo no incentivo à convivência do acadêmico no ambiente em que atuará como profissional”, destacou o reitor João Canela. Ele lembra que a Universidade Estadual de Montes Claros tornou-se, no segundo semestre de 2015, a instituição com o maior número de bolsas concedidas no âmbito do PIBID em todo o País, com 2,3 mil bolsistas.