Diálogo contribui para uniformizar demandas e cumprir cronograma de avanços institucionais, além da busca por mais investimentos

Teve início nessa segunda-feira (26/4), e prossegue até a próxima sexta-feira (30/4), a série de encontros gerenciais da gestão superior da Unimontes com as equipes de pró-reitores e adjuntos das áreas de Ensino, Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e de Planejamento, Gestão e Finanças. As reuniões contemplam, também, a participação de diretores, gerentes, coordenadores de campi e de cursos, além das diretorias do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e os responsáveis pelos setores de Comunicação, de Gestão Estratégica e Inovação, Auditoria e Procuradoria.

Realizado periodicamente, o encontro gerencial tem como objetivo de analisar os primeiros quatro meses em 2021, segundo explica o reitor, professor Antonio Alvimar Souza. Além disso, visa ampliar a discussão das metas e das estratégias pactuadas desde o início da atual gestão. O modelo de encontro adotado é aplicado, também, com os diretores de Centro, coordenadores de curso e das unidades administrativas de apoio, dentre outros segmentos da Universidade.

Reuniões são realizadas via Google Meet por conta do isolamento social

RODÍZIO E INVESTIMENTOS

Desta vez, por conta da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) e das medidas de distanciamento social, os encontros acontecem no formato online, pela plataforma Google Meet. Entre os temas abordados, destaque para a avaliação da proposta de rodízio dos cursos entre os diversos campi da Unimontes no Norte e Noroeste de Minas, Região Central e Vale do Jequitinhonha, além da possibilidade da aplicação dos recursos constitucionais da educação da ordem de R$ 35.843.251.57 em diversas demandas da Universidade.

Entre os temas debatidos, o acompanhamento permanente dos projetos de ensino, pesquisa e de extensão; captação de recursos em agências e institutos privados de incentivo à pesquisa e ao conhecimento; o balanço de inscrições de mais de 20 mil inscritos no SiSU, bem como atenção para o edital de vagas remanescentes.

“Temos ampliado cada vez mais o diálogo e reforçado a autonomia dos segmentos da nossa Universidade. Para isso, é importante pensarmos sempre nas pessoas, que é o bem maior da Unimontes. Neste momento de pandemia, somos desafiados a nos adequar e mudar nossos métodos de ensino e de aprendizagem. Isso nos faz repensar toda a forma de trabalho também. Penso que devemos zelar pelo bem das pessoas, dos servidores e professores, dos servidores técnico-administrativos e terceirizados. É importante que a gente vá além da nossa moral minimalista neste momento”, convoca o reitor.

SERVIDORES – Tarefa constante desta gestão, o reitor destacou ainda que é preciso lutar pelos servidores. “Precisamos valorizar também a qualidade do trabalho, a posição que exercemos dentro do organograma da instituição para que tenhamos pautas homogêneas. A área de saúde, por exemplo, demanda uma atenção sempre especial da Universidade. Uma das nossas metas é oficializar o Centro de Atendimento ao Servidor da Unimontes (Casu) como projeto de Extensão. Precisamos sensibilizar todos nesse sentido”, acrescenta o reitor.

A pauta deste primeiro encontro tratou, ainda, das questões relacionadas à Pós-graduação Stricto sensu e Lato sensu, a ampliação Projeto PAPPO de orientação psicológica aos alunos da Unimontes, fortalecimento das ações da Pró-Reitoria de Extensão, bem como projetos para sensibilização dos parceiros e acadêmicos. A Universidade trabalha, também, para regularizar, desburocratizar e organizar os formatos de projetos de pesquisa e ampliar a divulgação do Plano de Integridade.

Nesta terça-feira (27), a pauta segue com a conversa com pró-reitores, diretores de Centro de Ensino, chefes de departamentos e coordenadores de curso.

Relacionadas

Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores