A iniciativa visa subsidiar políticas públicas com base em evidências, fortalecendo o turismo e os setores criativos da região

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Núcleo de Pesquisa em Economia Criativa e Inovação, coordenado pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Universidade, professor Pablo Peron de Paula, concluiu, no dia 25 de julho, em Pirapora, mais uma etapa do projeto “Economia Criativa, Vulnerabilidades de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo: uma pesquisa-ação no Norte de Minas”.

Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e desenvolvida com o apoio da Cátedra da UNESCO, a iniciativa visa subsidiar políticas públicas com base em evidências, fortalecendo o turismo e os setores criativos da região.

O projeto já foi concluído nos municípios de Pirapora, Botumirim, Grão Mogol e Cristália, com apoio de pesquisadores, como o professor Dr. Cledinaldo Aparecido Dias, e de estudantes, como o mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas da Unimontes, Enzo Miranda Marques, ambos integrantes da equipe de campo. As próximas etapas serão realizadas nos municípios de Buritizeiro, São Francisco e Januária.

Em Pirapora, o encontro foi realizado no Centro de Convenções e reuniu empreendedores, comunicadores, artesãos, profissionais do turismo e servidores públicos. Na ocasião, a equipe do Centro de Apoio ao Turista (CAT) da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (EMUTUR) e o empreendedor Geraldo Rodrigues “Romário” receberam: o mapeamento das atividades de economia criativa do município, com foco nos segmentos de artesanato, gastronomia e turismo; as propostas de rotas turísticas locais; e os relatórios técnicos elaborados para subsidiar novas ações da Prefeitura de Pirapora voltadas ao setor.

A Unimontes reafirma, por meio de seus núcleos de pesquisa, o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável, aliando ciência, inovação e diálogo com a sociedade.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria