A iniciativa visa subsidiar políticas públicas com base em evidências, fortalecendo o turismo e os setores criativos da região
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Núcleo de Pesquisa em Economia Criativa e Inovação, coordenado pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Universidade, professor Pablo Peron de Paula, concluiu, no dia 25 de julho, em Pirapora, mais uma etapa do projeto “Economia Criativa, Vulnerabilidades de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo: uma pesquisa-ação no Norte de Minas”.
Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e desenvolvida com o apoio da Cátedra da UNESCO, a iniciativa visa subsidiar políticas públicas com base em evidências, fortalecendo o turismo e os setores criativos da região.
O projeto já foi concluído nos municípios de Pirapora, Botumirim, Grão Mogol e Cristália, com apoio de pesquisadores, como o professor Dr. Cledinaldo Aparecido Dias, e de estudantes, como o mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas da Unimontes, Enzo Miranda Marques, ambos integrantes da equipe de campo. As próximas etapas serão realizadas nos municípios de Buritizeiro, São Francisco e Januária.
Em Pirapora, o encontro foi realizado no Centro de Convenções e reuniu empreendedores, comunicadores, artesãos, profissionais do turismo e servidores públicos. Na ocasião, a equipe do Centro de Apoio ao Turista (CAT) da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (EMUTUR) e o empreendedor Geraldo Rodrigues “Romário” receberam: o mapeamento das atividades de economia criativa do município, com foco nos segmentos de artesanato, gastronomia e turismo; as propostas de rotas turísticas locais; e os relatórios técnicos elaborados para subsidiar novas ações da Prefeitura de Pirapora voltadas ao setor.
A Unimontes reafirma, por meio de seus núcleos de pesquisa, o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável, aliando ciência, inovação e diálogo com a sociedade.





