Acervo é de mais de 12 mil e-books, com possibilidade de acesso até mesmo off-line

As diversas possibilidades de estudos virtuais, já disponibilizadas pela Universidade Estadual de Montes Claros aos 11,8 mil acadêmicos e 1,2 mil professores para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, estão acessíveis também para parceiros da instituição na estrutura de segurança e de serviço do Governo de Minas Gerais. A partir deste semestre, a Academia da Polícia Civil (Acadepol-MG) e a Academia de Bombeiros Militar (ABM) podem utilizar integralmente o acervo disponibilizado pela Biblioteca online “Pearson”, uma das plataformas virtuais integradas ao sistema de bibliotecas da Unimontes.

A parceria com a Polícia Civil e com o Corpo de Bombeiros permite o acesso é ilimitado (24 horas por dia), inclusive com a possibilidade de leitura off-line. Segundo explica a diretora da Biblioteca Universitária/Unimontes, Roseli Damaso Garcia, a plataforma conta com mais de 12 mil títulos de e-books dos mais diversos selos editoriais do Brasil e do exterior em mais de 40 áreas de conhecimento.

ESSENCIAIS

“Neste momento em que convivemos com a pandemia da COVID-19, a Unimontes demonstra mais uma vez que não está parada. Pelo contrário, segue sua missão de promover a difusão do conhecimento, recorrendo às novas tecnologias”, destacou o reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

Para o gestor, esta parceria com a Polícia Civil e com o Corpo de Bombeiros vem confirmar o compromisso da Universidade com a melhoria do serviço público sob a ótica da melhor qualificação profissional e “em duas áreas essenciais para a população mineira”. O professor Antonio Alvimar lembra que, com investimentos em R$ 100 mil, Unimontes garantiu a renovação do acesso à Biblioteca Virtual “Pearson” para a comunidade acadêmica.

CRESCIMENTO CONTINUADO

A Biblioteca Virtual está disponível para computadores (desktops), notebooks, tablets e smartphones (sistemas Android e IOS) por sete dias por semana, de qualquer lugar, reduzindo custos e tempo. Conta, ainda, com ferramentas de anotação, marcação de texto, listas personalizadas, criação de citações, cartões de estudo e metas de leitura.

“Esta parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros contribui, sobremaneira, com a qualidade da formação dos alunos da Academia de Bombeiros Militar. Além disso, nos oferece melhores condições para a atualização do conhecimento e o crescimento continuado na qualificação acadêmica dos professores e dos militares em curso”, considera o Coronel Sérgio José Ferreira, comandante da ABM.

Segundo ele, todos os docentes e alunos da Academia já possuem um cadastro ao sistema da Biblioteca Virtual da Unimontes. O interessado deverá acessar o atalho pelo sistema interno da “Biblioteca ABM”.

COOPERAÇÃO – Já no âmbito da Academia de Polícia Civil, a parceria com a Biblioteca Virtual da Unimontes será estratégica em vários aspectos, em especial em duas frentes para atendimento às referências bibliográficas do curso de pós-graduação em Criminologia e para o Grupo de Pesquisa da Acadepol.

“A cooperação com a Universidade Estadual de Montes Claros surge como um facilitador para a melhoria nos estudos e pesquisas de nossos alunos e colaboradores. O acesso será mais prático e direto a uma diversidade ampla de obras literárias, técnicas e acadêmicas, o que implica em um grande avanço educacional na formação em segurança pública”, destaca a direção da Acadepol, que atualmente tem como diretora geral a delegada Cinara Maria Moreira Liberal.

A Biblioteca Virtual “Pearson” está integrada ao software Pergamum utilizado na própria plataforma do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Unimontes, pelo link: http://pergamum.unimontes.br/pergamum/biblioteca/. O tutorial para o acesso está disponível na cartilha http://bit.do/virtual_biblioteca. Em caso de dúvidas, contato pelo e-mail biblioteca.central@unimontes.br.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba