Neste sábado (27/8), uma equipe do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante – SAJ Itinerante – da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) atenderá moradores do Bairro Maracanã, em Montes Claros. A iniciativa integra a ação coletiva pelo Dia V do Voluntariado, desenvolvido pelo sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).

No mesmo dia, outra equipe do SAJ Itinerante vai orientar a comunidade do distrito de São Geraldo do Renascer, no município de Francisco Sá, em ação da Polícia Militar. O programa é vinculado ao curso de Direito da Universidade.

Conforme a professora Ionete de Magalhães Souza, coordenadora do SAJ Itinerante, o atendimento no Bairro Maracanã será realizado de 8 às 12 horas, na Praça Beato Cool, com o envolvimento de três professores e 13 acadêmicos dos cursos de Direito.

Serão prestadas informações sobre os aspectos relacionados ao exercício da cidadania, além do esclarecimento de dúvidas sobre a área de família (pensão alimentícia, por exemplo), direito à propriedade, questões trabalhistas, previdenciárias e outras. “O nosso objetivo é contribuir com a comunidade em geral de forma que o acesso à Justiça seja facilitado”, explica a professora Ionete de Magalhães Souza.

A atividade no distrito de São Geraldo do Renascer, no município de Francisco Sá, será desenvolvida dentro da Ação Cívico Social (Aciso), organizada pelo 50º Batalhão de Polícia Militar, de 11h30 às 14 horas. A ação acontecerá na Escola Estadual Adauto Martins de Oliveira. A equipe do SAJ Itinerante será composta por três professores e 10 acadêmicos, com orientação sobre direitos e deveres, informando sobre o à Justiça.