“Saberia identificar uma pessoa com uma parada cardiorrespiratória e o que fazer?”. Esta é a apresentação que faz a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência de Enfermagem (LAUEM), da Universidade Estadual de Montes Claros, para divulgar a realização de mais um“Treinamento para Ressuscitação Cardiopulmonar”.

O curso será realizado no próximo dia 31 de agosto, no campus-sede, aberto a professores, servidores, alunos, colaboradores e demais interessados, com inscrição solidária, a partir da doação de um quilo de alimento não perecível. A renda será doada a famílias carentes.

A promoção envolve também o 7º Batalhão de Bombeiro Militar, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que será responsável pela instrução do curso, e a Pró-Reitoria de Extensão. Diante da demanda, haverá a possibilidade de estender o curso para novas datas e locais no âmbito da Unimontes.

A professora Viviane Carrasco é a coordenadora da Liga Acadêmica e explica que a realização do curso faz parte de uma capacitação permanente, com abordagem teórica e prática “das principais complicações acarretadas pelo risco iminente de vida, bem como as formas de prevenção, tratamento e controle”.

Ela destaca a importância para a comunidade acadêmica se envolver com as questões éticas no atendimento à vítima, seja adulto, criança ou idoso, em especial em situações de urgência e emergência.

Gustavo Mendes dos Santos, acadêmico do 7º período do curso de Enfermagem da Unimontes, é o presidente da Liga e destaca que a LAUEM está focada na realização de eventos como este para capacitação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, especialmente em locais públicos.

“Estar engajado em um projeto de grande importância é extremamente satisfatório, pois trabalhamos para e com a comunidade, especialmente com atenção ao público leigo para salvar vidas”, completa.

Dentre os pontos destacados para o treinamento estão: reconhecimento da parada cardiorrespiratória; treinamento das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP); manuseio e utilização do desfibrilador externo automático (DEA); e prática das manobras de desobstrução das vias aéreas, dentre outros.

Treinamento para Ressuscitação Cardiopulmonar
Data: 31 de agosto
Local: prédio 6, campus-sede
Inscrições: um quilo de alimento não perecível