O que é preciso para ser feliz? A resposta para esse pergunta pode ser algo demorado, mas não impossível de responder. Foi o que sugeriu o vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza em palestra proferida a cerca de 100 formandos de três turmas da 3ª série da Escola Estadual Levi Durães Peres sobre qual o melhor caminho para se chegar à felicidade. A palestra fez parte da programação do segundo dia de atividades do 13º Fórum Biotemas na Educação Básica e 4º Congresso Biotemas na Educação Básica, que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (14/9). No mesmo local, são realizados mais de 150 cursos, oficinas e palestras. 

Ao diferenciar felicidade de euforia, o vice-reitor Antônio Alvimar enfatizou que “a felicidade é uma conquista. É preciso fazer boas escolhas para ter uma vida plena. Afinal, a vida não é feita de sorte, mas de escolhas certas”, disse o vice, estimulando os estudantes também a terem senso crítico antes mesmo de chegarem à universidade, para enfrentarem de frente e com qualidade o mercado de trabalho.  

Dyanna Ramos Fiel

Dyanna Ramos Fiel, da 3ª série matutino da E.E Levi Durães Peres

Diante de uma plateia composta por maioria de estudantes concluintes, o vice-reitor encerrou a palestra com um desafio: “Pensem na possibilidade de viver a vida com menos problemas. Ser feliz é viver bem cada momento”, completou. 

Feedback e perspectiva 

Dyanna Ramos Fiel, da 3ª série matutino da E.E Levi Durães Peres, deixou a sala de aula com uma nova perspectiva sobre a felicidade. “Compreendi que a vida não é feita de sorte, e sim de escolhas. Hoje eu escolhi estar aqui e aprendi muitas coisas. Como estudar nunca é demais, acredito que estudando mais a gente consegue ir mais longe. Então, temos que valorizar tudo o que Deus nos deu para sermos mais felizes, fazendo coisas boas”, disse. 

Contando os dias para a formatura, a estudante Ludmila Nunes Durães também experimentou nova perspectiva a partir da palestra sobre felicidade. “Depois da palestra, tive a certeza das minhas escolhas, pois tirei muita conclusão que meu futuro depende do meu esforço e das minhas escolhas. Na vida passamos por muitas dificuldades, mas se nos esforçarmos atingiremos todos nossos objetivos”, disse em tom otimista. 

Desafio e prazer 

estudante-destaque-levi

Ariane Gabrielly Cardoso Silva

Ariane Gabrielly Cardoso Silva revela que seu sonho é concluir o ensino médio para logo cursar o tão desejado curso de Nutrição. Provando ser uma aluna aplicada, a estudante diz que “tenho consciência que posso melhorar meus estudos. Formo-me esse ano e a partir dessa nova perspectiva, acredito que posso ajudar outras pessoas”,  projeta.  

Egresso da Unimontes, o professor Gabriel do Nascimento Vieira, que ministra a disciplina de Filosofia no Levi Durães diz que o Biotemas é uma oportunidade única para que os estudantes aproximem-se da realidade universitária. “A proposta é aguçar o aluno a refletir, ter atitude crítica e filosófica. E o Biotemas é parte do que temos feito, pois desafia o estudante para a vida e, ao mesmo tempo, prepara-os para o ingresso na universidade”, conclui.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia